24 ago

Os vilões da vez nas prateleiras: confira alimentos que tiveram alta nos últimos meses

Pandemia e alta do dólar, que favorece exportações, têm provocado aumento expressivo dos preços de alimentos em Goiás, como óleo de soja, arroz, carne, leite e derivados Fonte: O Popular A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus e alta do dólar desencadearam aumentos significativos no preço dos alimentos em Goiás nos últimos meses. Em julho, segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o valor da cesta básica em Goiânia ficou em R$ 472,86, ou seja, 3,98% a mais que o mesmo mês do ano passado e o equivalente a 48,92% do salário mínimo. A Associação Goiana de Supermercados (Agos) aponta que os vilões da vez, que mais encareceram em Goiás, são o óleo de soja, o leite, o arroz e a carne bovina. O presidente da Agos, Gilberto Soares da Silva, afirma que o item que mais está assustando os consumidores neste mês de agosto é o óleo de soja. Segundo ele, o preço da caixa, com 20 unidades de 900 ml passou de R$ 72,95…[+]
21 ago

Aproximação Ganha Força 78% dos Brasileiros Diminuem Uso de Dinheiro

Fonte: Giro News  Desde o início da pandemia, mais de 78% dos consumidores brasileiros eliminaram ou diminuíram o uso de dinheiro, segundo um estudo da Visa, empresa de pagamentos digitais. Os dados apontam que 73% dos entrevistados mudaram seu método de pagamento para reduzir o contato, 56% compram online frequentemente e 43% usam pagamentos por aproximação. Em relação às pequenas e médias empresas brasileiras, 84% tentaram uma nova estratégia para manter o negócio, 64% querem atrair novos consumidores e mais da metade perdeu receita na pandemia. Dentre as estratégias adotadas estão: migração para o online (50%), publicidade direcionada nas redes sociais (50%), entrega residencial (33%) e aceitação de pagamento por aproximação (30%). Metodologia  O estudo “Visa Back to Business” foi realizado pela Wakefield Research, entre os dias 12 e 29 de junho, em oito países. Foram entrevistados 1.500 consumidores e 250 pequenos empresários, donos de empresas com até 100 funcionários. [+]
19 ago

Abras participa da Semana Brasil

Fonte: Abras A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) participará da Semana Brasil, campanha que será promovida pelo governo federal de 3 a 13 de setembro, com o objetivo de incentivar o consumo por meio de promoções e descontos especiais em diversas categorias de produtos no comércio varejista do país. Com iniciativa da Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações (Secom) a edição de 2020 será coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). De acordo com os organizadores, a semana tem o foco em três pilares: colaboração, otimismo e oportunidade; e será a primeira data comemorativa do varejo após a reabertura do comércio durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). A Semana Brasil conta com a participação de inúmeras empresas do varejo e entidades de classe dos setores de comércio e serviços. A ABRAS mobilizou as 27 associações estaduais de supermercados para participarem da campanha, que é de livre adesão. Para fazer parte da Semana Brasil basta clicar no link ao lado (clique aqui) e ter…[+]
19 ago

Boa notícia: queda do PIB deve ficar entre 3% e 5%

Fonte: Empreender em Goiás A manchete desta matéria não está errada: as novas estimativas de economistas preveem redução do Produto Interno Bruto (PIB) entre 3% e 5% para este ano. Um cenário melhor (ou menos pior, como preferir) do que o desenhado entre março e abril, de uma retração de até 9% para a economia brasileira em 2020. O perfil da economia goiana tem sido ainda mais favorável para uma retomada mais rápida das atividades das empresas, após a flexibilização do isolamento social imposto pelos governos no combate à pandemia da Covid-19. “O agronegócio não parou. O Brasil não parou e continuou a exportar. Por isso, tivemos um superávit na balança comercial extremamente grande no Estado”, explica o economista Aurélio Troncoso, da Faculdades Alfa. Ele acredita que a queda no PIB brasileiro, inclusive, será bem menor do que as primeiras estimativas. “Imaginava-se que a queda seria de 8%, mas será em torno de 3,2% a 3,6% negativos”, estima. Um dos fatores é que, segundo Troncoso, o mercado seguiu aquecido, principalmente por causa…[+]
19 ago

Pior já passou? Tudo indica que sim

Fonte: Empreender em Goiás A tempestade ainda não cessou por completo, mas os empresários goianos já enxergam alguma bonança no horizonte. Os primeiros indicadores após o período mais duro do isolamento social, devido à pandemia de Covid-19, acenam fortemente para um início de recuperação. Isso pode ser notado pelas próprias matérias postadas aqui no EMPREENDER EM GOIÁS. Entre final de março e até meados de junho deste ano, quase 100% relataram cenários sombrios e sérias dificuldades nas empresas goianas. Nas últimas semanas, o otimismo retornou entre os empresários. Com ele, anúncio de novos investimentos. O cenário, de fato, mudou. Para melhor. Em junho, por exemplo, Goiás teve um saldo positivo de 4,3 mil vagas de emprego formal, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No mesmo mês, a indústria goiana cresceu 5,4%, o melhor desempenho do ano. “Já saímos do fundo do poço”, diz o presidente da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), Sandro Mabel. Ele lembra que os piores momentos, não por coincidência, ocorreram durante os períodos de fechamento quase total das atividades…[+]
12 ago

Setor supermercadista registra crescimento de 3,47% no primeiro semestre

Fonte: AbrasO primeiro semestre foi positivo para o setor supermercadista, que registrou crescimento real (deflacionado pelo IPCA/IBGE) de 3,47%, de janeiro a junho, de acordo com o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), apurado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade. O resultado foi o melhor para o semestre dos últimos 8 anos. No mês de junho, os supermercados apresentaram alta de 2,78% em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação com maio de 2020 houve queda real de -4,82% nas vendas.  “O resultado do semestre foi influenciado por muitos fatores. Nos dois primeiros meses do ano tivemos números bem positivos e fevereiro contou com um dia a mais, por ser ano bissexto. Em março, veio a pandemia, e com o isolamento social o consumidor priorizou as compras de abastecimento, aumentou o tíquete médio para evitar as idas aos supermercados, e isso se estendeu para os meses de abril e maio, impulsionado também pelas antecipações de feriados. A partir de junho esse movimento começou a se normalizar. Também tivemos os reflexos…[+]
12 ago

Comércio goiano reage, mas ainda não o suficiente

Fonte: Empreender em Goiás As vendas do comércio varejista em Goiás avançaram 4,5% em junho, comparado com o mês anterior, sendo o segundo resultado positivo após as medidas de isolamento. Entretanto, comparadas com as vendas de junho de 2019, as deste ano ficaram ainda 3,2% menores. É a quarta queda consecutiva nessa base de comparação, mas a menor delas desde o início da pandemia da Covid-19. Os dados foram divulgados hoje (12/08) pelo IBGE. A pandemia ainda está afetando o comércio goiano e nacional, uma vez que o acumulado no ano de 2020 segue negativo, tanto em Goiás (-6,2%) quanto no Brasil (-3,1%). Já o comércio varejista ampliado goiano (que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção) registrou um avanço de 2,3% em junho de 2020, quando comparado com maio de 2020, o melhor resultado da série histórica. Em nível nacional, o volume de vendas do varejo ampliado avançou 12,6%, na mesma base de comparação, sendo também o melhor resultado da série histórica. Comparado com junho de 2019, o…[+]
11 ago

Produção de frango deve superar R$ 4 bilhões em Goiás

Fonte: Empreender em Goiás A produção brasileira de carne de frango deverá crescer entre 3% e 4% em 2020, alcançando o total de 13,7 milhões de toneladas neste ano, prevê a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). As exportações do setor também devem crescer em patamares equivalentes, entre 3% e 5%, alcançando até 4,45 milhões de toneladas. No mercado interno, os níveis de consumo também deverão crescer. As projeções indicam elevação de 2,5%, com total de 43,9 quilos per capita em 2020. As previsões da Associação Goiana da Avicultura (AGA) para Goiás, quinto maior exportador de carne de frango do País, são mais otimistas, inclusive. Com 103 mil toneladas embarcadas no primeiro semestre deste ano, 5% do total nacional, as exportações goianas mais do que dobraram (crescimento de 124%) neste ano, comparadas com o mesmo período de 2019. Goiás é o sexto maior produtor brasileiro de carne de frango, com 6,5% do abate nacional, o que deve representar R$ 4,2 bilhões em valor bruto para 2020 (22,4% do total da produção agropecuária do Estado, segundo…[+]