02 mar Varejo do Brasil perdeu 75 mil lojas em 2020, diz CNC Fonte: G1O Brasil perdeu 75,2 mil lojas em 2020, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O número é o saldo entre abertura e fechamento de estabelecimentos com vínculos empregatícios do comércio varejista brasileiro. O freio de atividade econômica imposto pela pandemia do coronavírus é a causa para o déficit no ano passado. Pelo termômetro da CNC, o número foi o pior desde 2016, quando o saldo negativo foi de 105,3 mil lojas no ano. A quantia de empregos formais também foi reduzida. A perda foi de 25,7 mil vagas com carteira assinada, também a maior desde 2016. Naquele ano, foram eliminados 176,1 mil postos de trabalho. Setores e estadosA CNC também dividiu por setores o impacto dos fechamentos do varejo em 2020. O segmento de “vestuário, calçados e acessórios” foi o mais afetado, com mais de 22,3 mil estabelecimentos fechados. Na sequência, vêm “hiper, super e minimercados” (-14,38 mil) e “utilidades domésticas e eletroeletrônicos” (-13,31 mil). O saldo foi negativo…[+]
26 fev Para prefeitos de Goiânia e Aparecida, lockdown é inevitável Fonte: Mais Goiás O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), decidiram, no final da manhã desta sexta-feira (26), em uma reunião no Paço Municipal, que vão adotar medidas mais duras diante do aumento dos casos da Covid-19 nas cidades. A coluna apurou que um novo lockdown, por pelo menos sete dias, é tido como quase inevitável. Apenas os serviços essenciais, como supermercados, farmácias e indústrias continuarão funcionando. Cruz e Mendanha vão se reunir com o governador Ronaldo Caiado (DEM) na tarde de hoje, no Palácio das Esmeraldas, e, em seguida, vão se encontrar com os 18 prefeitos da Região Metropolitana de Goiânia para alinhar medidas em conjunto para que o fechamento das atividades tenham uma maior efetividade. [+]
26 fev Escola Agos promove o Curso de Cartazista A Associação Goiana de Supermercados – Agos, está seguindo todas as orientações de segurança em saúde no combate à Covid-19, para a realização dos cursos presenciais. Todos os participantes do curso de cartazista juntamente com o instrutor usaram máscaras, mantendo o distanciamento e a higienização. A Escola Agos realizou nesta quarta e quinta- feira, dias 24 e 25 de fevereiro, o curso de cartazista profissional ministrado pelo instrutor Luciano dos Santos, da empresa Varejo In (empresa de comunicação promocional e sinalização indoor). O cartazista é uma profissão que exige técnica e por esse motivo muitas pessoas estão em busca de qualificação profissional. Foi o que ficou constatado no curso na sede da Agos. Todos os inscritos veriam buscar conhecimento e estão dando os primeiros passos para ser um cartazista . O curso de dois dias despertou interesse de pessoas de Goiânia e também de várias cidades do interior do Estado. Neste período de pandemia a Agos se preocupou em seguir todas as normas de segurança em saúde no combate à Covid-19. Comunicação visual [+]
24 fev Códigos de embalagens são alterados na Tabela de Imposto sobre Produtos Industrializados Fonte: Governo do Brasil A Tabela de Incidência de Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI) – que visa estabelecer uma listagem com a descrição dos produtos em grupos de acordo com sua categoria e suas respectivas alíquotas, para fins de comercialização – precisou se adequar à Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Disponível para consulta no site da Receita Federal, a tabela utiliza como base os códigos de acordo com a NCM, sistema que determina um único código para cada mercadoria de modo a facilitar as atividades no comércio internacional. De acordo com Decreto nº 8.950/2016 – que aprova a Tabela para Incidência de Produtos Industrializados – toda alteração da NCM que não implicar mudança de alíquota deve ser adequada pela Receita Federal. Com isso, a modificação dos códigos na TIPI, realizada no último dia 11 de fevereiro, foi necessária após alteração, em setembro do ano passado, dos mesmos códigos tarifários na NCM. Após a adequação efetuada neste mês, apenas os produtos relacionados ao antigo código 392330.00 – garrafões, garrafas, frascos e artigos…[+]
23 fev Produtos de higiene e limpeza têm variação de até 238,53% em Goiânia Levantamento do Procon municipal foi realizado entre os dias 16 a 19 de fevereiro em 10 redes de supermercados da capitalFonte: Procon Goiânia O Programa de Defesa do Consumidor (Procon Goiânia) encontrou variação de até 238,53% em produtos de limpeza e higiene pessoal. A pesquisa foi realizada entre os dias 16 a 19 de fevereiro, em 10 redes de supermercados de Goiânia. Foram analisados 39 produtos utilizados na limpeza de uma residência e artigos para higiene pessoal. O levantamento reúne os preços de itens como sabonete, shampoo, escova de dente, creme dental, álcool, detergentes, amaciantes, sabão em pó, entre outros. Entre os itens pesquisados, o sabonete em barra de 85 gramas apresentou variação de 238,53%. No local mais barato o preço é R$ 1,09 e no mais caro a R$ 3,69.Outro produto que alcançou variação de 180%, foi o absorvente feminino com 8 unidades. O menor preço foi de R$ 1,99 e o maior de R$ 5,59. Já o creme dental de 70 gramas teve variação de 176,47%. O menor valor foi de R$ 1,19 e o…[+]
22 fev Presidente da Agos faz visita de cortesia ao prefeito de Goiânia Rogério Cruz Nesta quinta-feira (18), o Presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares, acompanhando pelos parlamentares Vereador por Goiânia, Wellington Bessa e o Deputado Delegado Eduardo Prado, realizaram uma visita de cortesia na Prefeitura de Goiânia. Na ocasião foram recebidos pelo prefeito Rogério Cruz, onde apresentaram dados e demandas do segmento supermercadista. foi solicitado ainda, a participação do segmento nos Comitês de enfrentamento e prevenção à Covid-19 para expedição dos decretos. Vale lembrar que o setor supermercadista em Goiás representa uma grande parte da economia e também se destaca na geração de emprego. [+]
22 fev Pesquisa de prevenção de perdas da Abras é prorrogada Fonte: Comunicação A tradicional pesquisa de Prevenção de Perdas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) foi prorrogada. O prazo para os supermercadistas de todo o Brasil passou do dia 19 de fevereiro para o dia 23, próxima terça-feira. A decisão foi comunicada durante reunião virtual do Comitê de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos da entidade nacional, que aconteceu na tarde de quinta-feira (18). Durante o encontro, conduzido pelo coordenador do Comitê, Gernaldo Gomes, também foi decidido o horário da 9ª edição do Fórum de Prevenção de Perdas da Abras, marcado para o dia 14 de abril, das 17h às 19h. Assim como no ano passado, o Fórum será todo on-line, com uma ampla programação que engloba os resultados da pesquisa, cases de sucesso e palestras sobre gestão de risco, perda ampliada, entre outras. “Evitar as perdas é um desafio constante para o setor supermercadista. Por isso, bimestralmente a Abras se empenha em debater o assunto por meio do Comitê de Prevenção de Perdas, e anualmente realiza o Fórum que já…[+]
18 fev Startup ajuda supermercados a reduzirem o prejuízo com alimentos vencidos em até 94% Fonte: Inovativa BrasilA startup Total Strategy desenvolveu um aplicativo capaz de identificar itens que estão se aproximando da data de validade e oferecer aos supermercados alternativas para evitar que os produtos sejam descartados. O app conta com três ferramentas. A primeira, chamada Big, disponibiliza dados sobre o supermercado e, a partir do acompanhamento desses dados, fornece informações sobre como dar um fim adequado aos produtos. A ferramenta Box faz a gestão da informação e avisa o supermercadista sobre os itens que precisam ser repostos, auxiliando em serviços gerais. A terceira ferramenta é a Eco, loja online em que as mercadorias próximas do vencimento são colocadas em promoção ou doadas para ONGs. “Em média, os supermercados jogam fora R$3 mil em produtos vencidos por mês. Conseguimos ajudá-los na economia de 80% a 94% deste valor.”, comenta Cynara Bahia, CEO da Total Strategy. A startup foi criada em 2016. Na época, Cynara e seus dois sócios, Ricardo Crispim e Waltenes Sardinha, criaram um aplicativo que permitia que promotores de venda e repositores cadastrassem o código de barras,…[+]