


Furto de carne cresce nos supermercados
Solução de monitoramento de prevenção e proteção eletrônica detecta alta significativa de perdas da proteína no primeiro semestre No momento em que o consumo de carne no Brasil cai ao menor nível em 25 anos, devido a alta anual de 35% no preço e a crise gerada pela pandemia, disparam os furtos na seção de açougue dos supermercados. Por reunir produtos de alto risco, o açougue tornou-se também muito visado por pessoas mal-intencionadas, fazendo a área ser responsável por 2,62% das perdas no faturamento bruto do setor supermercadista em 2020, ante 2,51% em 2019, como revelou a 21ª Avaliação de Perdas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). As carnes mais visadas são sempre as mais nobres, como picanha, contrafilé e filé mignon. Neste ano, um levantamento feito pela Gunnebo (www.gunnebo.com.br), empresa de proteção eletrônica para o varejo, por meio do Gatecash, seu sistema de monitoramento para a frente de caixa, aponta aumento de aproximadamente 1000% em valor nominal de perdas em carnes de janeiro a junho últimos se comparado ao semestre…[+]
Experiência de compra: menos conceito e mais relacionamento
Em tempos de algoritmos, mais do nunca é necessário se relacionar, cuidar e encantar o seu cliente A qualidade na oferta de serviços e de atendimento nunca foi tão necessária e será cada vez mais. Nós já saímos da era do básico bem-feito e as marcas precisam estabelecer conexão com o cliente em toda jornada. Corresponder às expectativas do cliente e gerar uma relação muito próxima, contínua e personalizada é fundamental. Isso é a definição de experiência na prática. Comece pela expectativa Se pensarmos que o processo começa por um problema ou necessidade que o cliente espera resolver, isso já gerou alguma expectativa. Essa expectativa pode ser construída por experiências anteriores, por recomendação ou pela comunicação gerada pela sua marca e que são pautadas, dependendo da fase da jornada que o cliente está. Segundo o estudo realizado pela Shopper 2B em 2019, supermercado foi o canal alimentar que apresentou a menor nota de satisfação quanto à experiência de compra, em grande parte justificada pelo desalinhamento…[+]
Personalizar experiência de compra do cliente torna-se cada vez relevante no mercado varejista
Aplicativo do Bretas está próximo de atingir um milhão de downloads em um ano de existência Em um cenário cada vez mais competitivo, fidelizar o consumidor é uma missão para os varejistas. E uma ferramenta para isso é oferecer um atendimento personalizado. Um estudo da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) mostra que o índice de satisfação geral, em relação a campanhas de fidelidade, é de 64% dos entrevistados. Por isso, muitas redes varejistas desenvolvem ações de reconhecimento e de aproximação com o cliente. Um caso de sucesso é a Rede Bretas, seu app em um ano de existência, já está por atingir um milhão de downloads. As vantagens do aplicativo Bretas são várias. O cliente recebe ofertas exclusivas e personalizadas todos os dias. A inteligência artificial do programa permite a personalização dos itens com ofertas de acordo com o hábito de compra, possibilitando economia nos produtos realmente relevantes para cada cliente. Outra vantagem é estar informado em primeira mão das promoções, festivais e conteúdos da rede e,…[+]
Americanas compra Natural da Terra
Atualmente, a maior rede de hortifrutigranjeiros do país possui 73 lojas em quatro estados e sete mil colaboradores A Americanas S.A. anunciou na noite desta quarta-feira que assumiu 100% das ações da rede varejista Hortifruti, especializada em alimentação fresca. Nos últimos 12 meses, terminados em 30 de junho de 2021, a rede Hortifruti Natural da Terra apresentou uma receita bruta de R$ 2 bilhões. A Hortifruti Natural da Terra é a maior rede varejista especializada em produtos frescos com foco em frutas, legumes e verduras do Brasil, possuindo uma rede de 73 lojas em quatro estados (RJ, SP, MG e ES), que inclui a marca Hortifruti e a Natural da Terra. Segundo a Americanas, a aquisição é um movimento estratégico da empresa para ser relevante no dia a dia dos clientes e expandir seu alcance. A aquisição da totalidade das ações do Hortifruti Natural da Terra será realizada mediante o pagamento em recursos financeiros no valor de R$ 2,1 bilhões. “A aquisição…[+]
Consumo das famílias cresce 4% em junho, diz Abras
Prorrogação de auxílio e pagamento de parcela do 13º puxaram aumento O consumo das famílias aumentou 4% no primeiro semestre do ano em comparação com o período de janeiro a junho de 2020, segundo levantamento divulgado hoje (12) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em junho, no entanto, o Índice Nacional de Consumo nos Lares Brasileiros teve queda de 0,68% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Segundo o vice-presidente Administrativo e Institucional da Abras, Marcio Milan, o resultado é o primeiro recuo nas vendas registrado neste ano. “Isso mostra um ponto de atenção”, enfatizou. De acordo com Milan, a alta no semestre foi puxada por fatores como a prorrogação do auxílio emergencial, o pagamento da segunda parcela do 13º para os aposentados e pensionistas e o pagamento do segundo lote da restituição do Imposto de Renda. As perspectivas para o ano ainda são de crescimento de 4,5% no consumo das famílias em 2020. O cenário positivo deve ser possível, na avaliação de Milan, pela melhora…[+]
Vendas no comércio eletrônico batem recorde no primeiro semestre
Negócios no período somaram R$ 53,4 bilhões, alta de 31% ante o ano anterior, de acordo com Ebit/Nielsen O comércio eletrônico bateu recorde de vendas no primeiro semestre de 2021, atingindo R$ 53,4 bilhões, crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo trabalhoelaborado pela Ebit | Nielsen e realizado em parceria com o Bexs Banco, empresa especializada em câmbio e soluções de pagamentos digitais internacionais. O resultado semestral foi impulsionado sobretudo pelos aumentos de 22% no ticket médio – que passou para R$ 534 reais -, e de 7% no número de pedidos, atingindo a marca de 100 milhões. “O e-commerce passa agora por um período de consolidação após o crescimento expressivo do ano passado”, afirmou o líder de e-commerce da Ebit|Nielsen, Marcelo Osanai. “O consumidor, adaptado à comodidade do comércio eletrônico, compra de forma mais recorrente e busca produtos em diversas categorias”, acrescentou. O número de novos consumidores se estabilizou no primeiro semestre deste ano: foram 6,2 milhões, levemente inferior aos 7,3 milhões no mesmo período…[+]