17 jun

O consumidor quer saber a origem do alimento, afirma Tereza Cristina

A ministra Tereza Cristina, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, disse na manhã desta quinta-feira (17/6) que os principais desafios da área são melhorar a rastreabilidade dos alimentos produzidos no Brasil e reduzir o desperdício. “Nós temos que prestar muita atenção no consumidor, tanto o interno quanto o lá de fora. O que é que eles querem? Cada vez mais, querem alimentos mais seguros. Tanto em termos de sanidade quanto de rastreabilidade. Esses são hoje alguns dos maiores desafio para a cadeia nacional de abastecimento”, avaliou a ministra durante painel promovido pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). “Hoje, o consumidor quer saber a origem do alimento, onde ele foi produzido, de que maneira foi produzido. Então, nós precisamos também ampliar a participação da agricultura familiar , fazer com que ela tenha uma comercialização melhor e que ela chegue aos pontos de abastecimento com mais eficiência e produzindo cada vez melhor”, continuou Tereza Cristina. A ministra da Agricultura participa do 1º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento, promovido nesta quinta-feira (17/6) de…[+]
16 jun

Companhias buscam recuperação, aponta Radar Empresarial

Levantamento do Radar Empresarial registra que as empresas nacionais mantêm o ritmo e o nível de encerramento de portfólio de produtos recuou 5,8% quando comparado a abril, segundo a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. Os resultados apresentados em maio de 2021 apontam queda de 3,8% para médias e pequenas empresas. Quando se compara ao mês anterior, em maio tiveram menos empresas encerrando seu portfólio de produtos. No entanto, no comparativo com o mesmo mês do ano anterior, a retirada de mercado de determinadas marcas, linhas ou categorias cresceu 1,3% para o número Brasil e 8,1% para MPE. No acumulado dos últimos 12 meses, houve crescimento de 4,8% no encerramento de portfólio de produtos no Brasil. Fonte: SuperHiper [+]
15 jun

No varejo, 41,9% dos alimentos perecíveis são desperdiçados

Dado chocante da Associação Brasileira de Supermercados: 41,9% dos alimentos perecíveis deixam de ser consumidos por causa da data de vencimento. Por conta disso, o Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento montou amplo debate, quinta-feira, para discutir a introdução do conceito “best before” no Brasil, permitindo consumo fora da validade de certos alimentos “se estiverem com boa aparência”, diz João Dornellas, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos.  A classificação já é utilizada em diversos países. Fonte: SuperHiper – Sônia Racy [+]
15 jun

Abilio Diniz: “é hora de tirar os projetos da gaveta”

O mundo de negócios está extremamente aquecido diante da quantidade de dinheiro que foi injetada nas economias para amenizar as consequências da pandemia de Covid-19. Quem souber escolher bem os investimentos e aprender a gerenciá-los vai sair na frente nessa corrida. As afirmações são do empresário Abilio Diniz, atual presidente do Conselho de Administração da Península Participações e membro dos Conselhos de Administração do Grupo Carrefour e do Carrefour Brasil. Em entrevista ao portal Mercado&Consumo, ele falou sobre o momento atual do varejo no Brasil e no mundo. Para Abilio Diniz, daqui para a frente, lojas de grandes superfícies, como as dos hipermercados, não serão mais construídas em grande quantidade. A tendência é que o consumidor dê cada vez mais preferência a lojas de proximidade, menores, mais especializadas. Além disso, apesar da formação de grandes Ecossistemas de Negócios em vários países, o varejo regional brasileiro deve permanecer forte. “As características do consumidor precisam ser atendidas de maneira local. Você precisa estar atento ao consumidor brasileiro, argentino, americano e europeu”, afirma. Confira, a seguir, os principais trechos…[+]
15 jun

Cliente satisfeito impulsiona “boca a boca”

A crise sanitária provocada pela covid-19 pressionou varejistas a melhorar o serviço prestado ao consumidor, reduzindo o prazo de entregas e aumentando o portfólio, para não perder a chance de faturar no canal on-line. Como resultado desse movimento, o nível de satisfação do cliente com o varejo subiu neste ano – apesar dessa melhoria não ter se estendido a todas as redes. O nível de lealdade e satisfação é medido por um antigo indicador, criado em 2003 pela Bain & Company. O NPS (“net promoter score”) mede o “boca a boca do comércio” – quando o consumidor gosta da loja e a indica a alguém. É um dos índices que mais vêm sendo apresentados pelas redes a analistas e investidores nos últimos meses, para tentar comprovar avanços em índices de frequência de compra e de apoio às marcas. De acordo com pesquisa da CVA Solutions, realizado com 4.035 consumidores em abril e maio, o indicador chegou a 62,9% neste ano. Em 2017 estava em 54,1%. Isso significa que 54 a cada 100 clientes recomendavam alguma loja…[+]
14 jun

Proximidade com Inmetro garante orientação correta e precisa ao associado

Uma série de estabelecimentos varejistas que utilizam de balanças para a medição de produtos devem atender à Portaria 236/94 do Inmetro, a qual regula o modelo aprovado e a verificação do equipamento, entre eles os supermercados. Visando buscar uma aproximação com o Inmetro – Superintendência Goiás e garantir a segurança de que o peso informado está em conformidade com o conteúdo do recipiente, o presidente e o diretor administrativo da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares e Júlio Reis, estiveram reunidos, no dia 9 de julho, com o superintendente do Instituto, Marco Aurélio de Andrade Lima e o deputado estadual, Del. Eduardo do Prado. “Qualquer estabelecimento varejista que trabalhe com pesagem, seja de pequeno ou grande porte, tem a obrigatoriedade de ter uma balança comercial, e esta deve estar aferida, com a certificação e Selo de Identificação Inmetro para estar em uso”, informa Gilberto Soares. Nesse sentido, as entidades buscam, juntas, levar orientações ao setor e à população, para que observem a regularidade dos equipamentos durante a pesagem.Fonte: Assessoria de Imprensa Agos [+]
11 jun

Escola Agos retoma programação presencial com Curso de Cartazista

A Escola Agos está de volta com cursos presenciais. Nos dias 9 e 10 de junho promoveu mais uma edição do Curso de Cartazista Profissional, uma realização da Agos. Com vagas limitadas, o curso contou com apresentação de materiais, exercícios práticos, técnicas de escrita, confecção de cartazes e sphashs e outras dicas a 8 participantes. O curso foi ministrado pelo instrutor Luciano dos Santos, da Varejo In. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos [+]
11 jun

Goiás tem a primeira Regional Agos Aparecida de Goiânia

O setor supermercadista goiano agora conta com a primeira filial da Associação Goiana de Supermercados (Agos) no interior do Estado. A Agos Regional Aparecida de Goiânia será um braço da associação no município que vai discutir assuntos de interesse do setor, representar o segmento na cidade, além de ser uma forma de relacionamento mais próximo com o associado. A reunião para formação da primeira diretoria Agos Regional Aparecida de Goiânia aconteceu no dia 10 de junho, na sede da Loja Maçônica que fica no Residencial Brasicon. O encontro contou com a presença do presidente da Agos, Gilberto Soares, acompanhado do assessor jurídico, Dr. Reginaldo Vasconcelos e diversos associados que trocaram experiências entre si e expuseram suas opiniões e necessidades sobre temas de interesse do setor. Dicas de gestão de Qualidade e Segurança de Alimentos foram compartilhadas pelo engenheiro de alimentos Wanderson Lima, da Sr. Food Safety. A diretoria da Agos Regional Aparecida de Goiânia está formada pelos associados Mário Júnior de Farias – Hiper Carnes, Márcio…[+]