01 jul 60% dos clientes vão manter hábitos das compras online nos supermercados E 37% dos consumidores que usam as mídias digitais para abastecer a casa valorizam a praticidade Os gastos com compras de supermercados pela internet aumentaram 57% na pandemia. Além disso, 59% dos brasileiros pretendem continuar fazendo compras de mercado online depois que a pandemia chegar ao fim. Essas são algumas das constatações do estudo “Supermercado e Hábitos de Compras” realizada pela unidade de pesquisa da área de publicidade do UOL. Segundo o levantamento, para 35% dos brasileiros, as despesas com compras de mercado online ficaram estáveis, ao passo que houve diminuição deste tipo de gasto somente para 8% dos entrevistados. O estudo, realizado com o objetivo de compreender as transformações nos hábitos alimentares e de compras em supermercados durante a pandemia, ainda aponta que, entre o grupo que adquire itens de supermercado usando meios digitais, 37% das pessoas fazem isso porque é prático, 32% porque não querem ou não podem sair de casa por conta da pandemia e 29% dizem que optam pelas plataformas digitais porque elas têm promoções que valem…[+]
01 jul Qualidade das informações dos e-commerces ainda deixa a desejar Falta de dados descritivos tem afetado a performance das lojas virtuais no Brasil, detalha estudo O EQI é o único índice que mede, segundo a perspectiva do consumidor final, a qualidade do conteúdo dos principais e-commerces do país. Em 2021, em uma escala de 0 a 100 pontos, o segmento de saúde, higiene e beleza atingiu nota 46. A pontuação é inferior ao índice de 60, recomendado pelo estudo para uma boa experiência de compra online. No segmento de saúde, higiene e beleza os piores indicadores apontados pelo EQI são descrição dos produtos e avaliações e comentários dos consumidores Dentre as informações analisadas pela pesquisa estão: a quantidade de imagens na página de produto, o título e categorização do item no e-commerce, a descrição da mercadoria e as avaliações e comentários dos consumidores. No segmento de saúde, higiene e beleza os piores indicadores apontados pelo EQI são descrição dos produtos e avaliações e comentários dos consumidores. Dos mais de 700 mil itens analisados pelo estudo, cerca de 90%…[+]
30 jun Assaí investe R$ 68 milhões em loja de 13 mil m² em Caldas Novas A nova unidade faz parte da geração mais moderna da companhia que adota o conceito da melhor experiência para o seu cliente, mantendo sempre a proposta de preço baixo em um ambiente completamente climatizado A primeira loja do Assaí em Caldas Novas-GO promete agitar o mercado, porque chega mantendo a proposta de preço baixo da companhia aliada a uma experiência de compra superior, o que faz do local o ponto ideal para que empresários, revendedores, transformadores e clientes finais encontrem o que precisam para seu negócio e sua residência. A nova unidade faz parte da geração mais moderna de lojas da companhia, que evoluiu para proporcionar uma experiência de compra ainda melhor aos clientes. Destaque para a iluminação, a climatização e a ambientação. Este novo modelo se caracteriza ainda por corredores amplos, pé direito alto e câmaras frigoríficas grandes, que facilitam o descarregamento do produto e aumentam a capacidade de armazenamento das mercadorias na própria loja. Outro destaque é a quantidade superior de caixas de pagamento, serão 28 ckeckouts, além das mais de 400…[+]
29 jun Ruptura afeta vendas de bebida à base de soja, leite e cachaça Falta de produtos permaneceu em alta em maio e há 3 meses, o índice do destilado não para de subir, fechando com 12,24% no período, aponta a Neogrid Índice de ruptura segue tendência de abril e se mantem em alta no mês de maio no Brasil, com 11,14% contra 11,03% do mês anterior. No ranking de produtos com maior ruptura estão as bebidas à base de soja, leite longa vida, ovos, conhaque e a cachaça, que desde fevereiro, vem em franca subida alcançando índice de ruptura de 12,24% em maio, conforme aponta estudo exclusivo desenvolvido pela Neogrid, empresa especializada na sincronização da cadeia de suprimentos. Um dos produtos que chamou atenção em maio foi a cachaça. A exemplo da cerveja, que nos últimos meses de 2020 e no início deste ano apresentou ruptura alta, a bebida destilada mais famosa do país também está entre os produtos em falta nas prateleiras dos supermercados. Se em junho do ano passado a ruptura média da cachaça era de 9,86% e chegou a 7,81% em novembro de 2020,…[+]
28 jun Previsão do mercado financeiro para crescimento do PIB sobe para 5,05% As instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) elevaram a projeção para o crescimento da economia brasileira este ano de 5% para 5,05%. Para o próximo ano, a expectativa para Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – é de crescimento de 2,11%, ante a previsão da semana passada de 2,10%. Em 2023 e 2024, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 2,5%. As estimativas estão no boletim Focus de hoje (28), pesquisa divulgada semanalmente, em Brasília, pelo BC, com a projeção para os principais indicadores econômicos. InflaçãoA previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano subiu de 5,90% para 5,97%. A estimativa para 2021 supera o limite superior da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. O centro da meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,75%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 2,25%…[+]
28 jun Vendas de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos crescem 5,7% entre janeiro e abril Perfume e hidratante corporal apresentaram os melhores resultados de acordo com a Abihpec, entidade que reúne todas as indústrias do país As vendas dos itens de higiene pessoal, perfumes e cosméticos subiram 5,7% entre janeiro e abril de 2021, ante o mesmo período do ano passado, de acordo com Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Perfumes e hidratantes foram os produtos que tiveram maior procura no período, Os dados são ex-factory, quando se consideram o faturamento de fábrica, sem adição de impostos sobre vendas. Apesar do resultado positivo, a entidade vê o momento com cautela. “Mesmo com uma tendência de aceleração da retomada da economia, o crescimento de 8,90% no INPC nos últimos doze meses é preocupante”, afirma João Carlos Basilio, presidente-executivo da Abihpec. A falta de trabalho e o aumento da inflação também preocupam o setor, porque a população reduz as compras. O segmento de perfumaria foi o que apresentou a melhor performance, atingindo alta de 22% em vendas…[+]
25 jun Agos e equipe Romanhol avaliam alterações no Estatuto da Agos No último dia 23 de junho, o presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), presidente Gilberto Soares, juntamente com Júlio Reis (Administrativo) e Francisco Lopes (Relações Públicas), se reuniu mais uma vez com um dos assessores jurídicos da entidade, o advogado Wellington Romanhol, para finalizar a reestruturação e a atualização do estatuto da entidade. Um dos objetivos do projeto é criar regionais no Estado para dissociar as ações realizadas em Goiânia. “A descentralização das atividades, com as regionais, visa tornar a associação mais forte e atuante, com atividades que atinjam todo o Estado”, afirma Gilberto. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos [+]
25 jun Vendas nos supermercados reduzem de janeiro a abril de 2021 em comparação com o ano passado O Faturamento real dos supermercados no estado de São Paulo (dessazonalizado pelo IPCA/IBGE) no conceito de mesmas lojas – comparando o desempenho de janeiro a abril de 2021 em relação a janeiro abril de 2020 – o faturamento real pelo IPCA apresentou queda de 0,40%, e na comparação de abril de 2021 com abril de 2020 a queda é de 6,83%. A base de comparação entre os meses de abril de 2021 e abril de 2020 tem um fator importante a ser considerado, que é a elevada base de comparação, diante do período em que o setor supermercadista foi muito exigido por parte da população que temia um desabastecimento e correu para as lojas com intuito de estocar itens de primeira necessidade. Já na análise do Faturamento Real dos supermercados no Estado de São Paulo dessazonalizado e deflacionado pelo IPS/FIPE/APAS no conceito de mesmas lojas – o resultado acumulado no primeiro quadrimestre de 2021 apresenta queda de (8,90%), o resultado é influenciado pelas fortes distorções de demanda ocasionado pelo início do confinamento que levou o consumidor a estocar produtos…[+]