

Aprovação da Cesta Básica de Alimentos é marco histórico, diz Associação dos Supermercados
Para a ABRAS, aprovação da cesta básica de alimentos vai beneficiar especialmente as famílias de baixa renda A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) comemorou a aprovação da regulamentação da reforma tributária de consumo ao destacar que a população terá uma cesta básica de alimentos totalmente livre de impostos. “Foi um marco histórico”, enfatizou o presidente da entidade, João Galassi, em nota encaminhada aos associados. “A desoneração completa de uma cesta básica tão abrangente é um avanço significativo e um motivo de grande comemoração para o Brasil. Além de beneficiar diretamente o consumidor, especialmente às famílias de baixa renda, essa medida reduz o custo dos alimentos essenciais e melhora o poder de compra da família brasileira.” Galassi destacou ainda que até mesmo parlamentares que votaram contra a reforma, “mantendo seus posicionamentos, princípios e valores”, foram unânimes em aprovar a cesta básica. “Além disso, é fundamental parabenizar o governo pela condução desta reforma histórica que representa um avanço significativo para o país. Uma grande vitória do Congresso Nacional, mas, sobretudo, do Brasil”, finalizou. [+]Vendas de supermercados têm crescimento anual de 4,4%, em novembro
As vendas do varejo e atacarejo alimentar tiveram leve alta de 4,4% em novembro, ante o mesmo mês de 2023, segundo divulgou, na manhã desta quinta-feira (19), a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). No acumulado do ano, o indicador tem alta de 2,85% e permanece alinhado às projeções do setor, de crescimento de 2,50% em 2024. Em relação a outubro de 2024, houve alta de 7%, influenciada pelas promoções realizadas durante a semana da Black Friday, com destaque para o pagamento do 13º salário, que este ano coincidiu com a sexta da “Black”. Os indicadores são deflacionados pelo IPCA e contemplam todos os formatos de supermercados. Durante a semana da Black Friday, o consumo teve um salto de 27,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre os itens mais procurados, destacaram-se artigos natalinos, bebidas (como sidras, pisco, whisky, champanhe e gin), panetones, carnes típicas de Natal e frutas em calda. A intensificação dos descontos de véspera do Natal reduziu os preços da cesta natalina em quase 7% na média nacional. A maior queda foi registrada em aves natalinas, panetones e sidras….[+]Consumo nos Lares Brasileiros sobe 7% em novembro, aponta ABRAS
Cesta de Natal fica 7% mais barata com os descontos de véspera O Consumo nos Lares Brasileiros registrou alta de +7% em novembro na comparação com outubro. No ano, o indicador acumula alta de +2,85% de acordo com monitoramento da Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS. Já na comparação interanual (novembro de 2024 x novembro de 2023) o crescimento foi de +4,40%. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e contemplam todos os formatos de supermercados. Segundo a ABRAS, as promoções realizadas durante a semana da Black Friday tiveram papel determinante no crescimento do consumo em novembro. “O pagamento do 13º salário não apenas impulsionou as compras no último final de semana do mês, como também motivou os consumidores a aproveitarem as ofertas de itens da cesta de Natal nos supermercados”, avalia o vice-presidente da entidade, Márcio Milan. Durante a semana da Black Friday de 2024, o consumo teve um salto de 27,3% em relação a Black Friday 2023. Entre…[+]AbrasMercado: carnes puxam alta da cesta pelo 3º mês consecutivo
Região Norte teve a maior variação nos preços da cesta de 12 produtos básicos, alta de +5,10% Com a terceira alta consecutiva nos preços dos alimentos – puxada pelo aumento nos preços das carnes – o AbrasMercado encerrou novembro em alta de +3,02% na comparação com outubro. Os preços passaram de R$ 757,49 para R$ 780,36, na média nacional. No ano, a variação da cesta de 35 produtos de largo consumo é de 8%. Em 12 meses, os itens da cesta subiram 9,46%. O indicador que mede a variação de preços da cesta composta por 35 produtos de largo consumo dentre eles alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza. Em novembro, todas as carnes da cesta registraram alta: carne bovina – cortes do dianteiro (+ 8,87%) e cortes do traseiro (+7,83%), pernil (+6,67%) e frango congelado (+2,50%). A única proteína animal com queda nos preços é o ovo (-1,23%). Dentre os outros 35 produtos, a maior variação nos preços veio do óleo de soja (+11%), seguido de café torrado…[+]
Vendas de supermercados crescem a ritmo superior ao do varejo em 2024, diz IBGE
Segmento, que representa o maior peso no comércio, avançou 5,2%, enquanto o varejo registrou expansão de 5% Segmento com maior peso no comércio, hipermercados e supermercados registram crescimento de 5,2% no resultado acumulado nos 12 meses até outubro, ritmo superior ao do varejo geral, que é de 4,4%, mostram os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE. No resultado de 2024 até outubro, as vendas de supermercados avançam 5,2% acima dos 5% do varejo. Em outubro, no entanto, o segmento aumentou em 0,3% as vendas ante setembro, para uma variação de 0,4% do varejo geral. O segmento responde por mais de metade (55,1%) do varejo restrito, que exclui veículos, material de construção e atacarejo. “O segmento de hipermercados e supermercados, junto com o de farmacêutica, é o principal componente do crescimento do varejo em 2024. É um crescimento sustentado pelos dois segmentos”, afirma o gerente da pesquisa, Cristiano Santos. As vendas de supermercados tendem a…[+]
Com carnes nobres em alta, brasileiros compram mais no atacarejo, diz pesquisa
Em termos anualizados, o consumo de cortes premium no atacarejo cresceu 5,6% em setembro e 11,8% em outubro, enquanto as vendas nos supermercados caíram 1,9% em setembro e subiram apenas 1,8% em outubro O aumento dos preços da carne bovina nos últimos meses, especialmente em setembro e outubro, motivou uma mudança de comportamento dos brasileiros: o consumidor passou a comprar os cortes mais nobres — como como filé mignon, maminha, alcatra e contrafilé — nos atacarejos, em detrimento dos supermercados. A constatação é da Scanntech, empresa de inteligência de mercado no varejo alimentar, que fez uma comparação de preços e volumes de venda nos dois canais de distribuição. Em termos anualizados, o consumo dessas carnes no atacarejo cresceu 5,6% em setembro e 11,8% em outubro, enquanto as vendas nos supermercados caíram 1,9% em setembro e subiram apenas 1,8% em outubro ante os mesmos meses de 2023. Até agosto, quando os preços estavam em retração, o comportamento do…[+]