Em Destaque, Economia, Notícias · 18 dezembro 2019

O Natal é uma época muito especial para todos, inclusive para o varejo. Neste ano os supermercados de Goiás esperam aquecer as vendas em até 7%, em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares, um dos fatores que ajudam a impactar fortemente nas vendas no varejo é o pagamento do 13° salário. Também somam positivamente nas vendas de fim de ano, o dinheiro do último lote de pagamento de restituição do imposto de renda e o saque complementar do FGTS. Por esses fatores, 60% dos supermercadistas esperam vender mais que ano passado.

Os produtos mais procurados neste período natalino e que mais impactam a economia do setor supermercadista são frutas, (ameixa, cereja, damasco, figo, abacaxi, nectarina, pêssego, Uva, frutas secas), peru, peixes frescos, peixe congelado, bacalhau, vinhos importados, espumantes e laticínios. Itens que compõe a tradicional ceia de Natal e Ano Novo.

Contratações

O setor supermercadista é o segundo maior segmento que promove contratações com carteira assinada e é o setor que mais emprega funcionários no primeiro emprego. Em Goiás, somente no final deste ano mais de 2.500 pessoas estão sendo contratadas no setor supermercadista para serviço temporário, de acordo com dados da Associação Goiana de Supermercados (Agos). A perspectiva é de que o setor a nível nacional, gere de 11 a 14 mil vagas temporárias no final do ano, incluindo as intermitentes. Dentre as funções mais informadas pelos entrevistados que irão contratar temporários estão: operador de caixa (26,47%), repositor (24,51%), empacotador (21,57%) e entregador (10,78%).