Em Destaque, Economia, Notícias · 07 novembro 2019

O ticket médio de uma empresa é um indicador que calcula o valor médio de vendas por clientes. Fazer esse cálculo é muito fácil, basta dividir o valor arrecadado pelo número de vendas efetuadas no mesmo período. Existem também outras formas para calcular o ticket médio. Ele pode ser calculado sob determinados produtos, categorias ou serviços, de acordo com a necessidade de cada loja. Difícil para muitas empresas, é saber como administrar as técnicas e estratégias para promover esse aumento da renda, ainda mais próximo a eventos festivos com as festas de final de ano, que estão chegando e os empresários cobram esses avanços.

Por isso, a Agos convidou o facilitador Emerson Amaral, formado em administração e diretor no ramo da panificação em entidades conceituadas em todo o Brasil, para falar sobre o assunto. A oficina, Estratégias para aumento do Ticket Médio nas vendas de final de ano com zero investimento, aconteceu na sede da Agos, no setor Sudoeste, nesta quarta-feira (06). Os inscritos contribuíram apenas com dois quilos de alimentos não perecíveis que serão revertidos em ação social.

Isabela Alves Ciqueira, trabalha na padaria e confeitaria da Polos Pães e doces, há sete anos e veio para a Agos em busca de novos conhecimentos que possam agregar tanto para ela quanto funcionária, quanto para a empresa. “Precisamos alavancar as vendas para o final do ano e tudo que aprendi aqui será aplicado hoje mesmo na loja”, afirma Isabela. Todas as técnicas passadas no curso da Escola Agos visam aumentar o ticket médio durante todo o ano nas empresas. “ Gostei da dica sobre degustação, isso vai atrair mais pessoas e fidelizar o cliente uma vez que ele terá a certeza que o produto é de boa qualidade”, finaliza Isabela.

Outro participante da oficina que afirmou ter gostado muito do que aprendeu foi Admilton Filho. Ele trabalha na panificadora Mundial há seis anos. “As dicas que aprendemos aqui são fáceis de ser aplicadas. Às vezes precisamos de orientações como essas para despertar nossa criatividade”, afirma Admilton.

O facilitador Emerson Amaral, trouxe para oficina táticas de vendas e ações práticas dentro dos negócios, que podem subir o ticket médio para o final do ano. Emerson alerta os donos e gerenciadores de negócios para a forte onda que pode ser aproveitada, as mídias como TV, rádio e jornais impressos. “Muitas lojas não aproveitam essas mídias que são gratuitas. Se está todo mundo falando de natal, basta apenas envolver o seu negócio nessa festividade que já é tradição aqui no Brasil.” Outro marco na economia segundo Emerson, é a Black Friday. Para ele essa é uma ótima oportunidade para quem vende, mas algumas lojas ainda não conseguiram adaptar para vendar mais nessa época do ano. “ As empresas têm apenas que surfar na onda, afinal é um movimento muito forte e é só seguir”, conclui o facilitador.

Tecnologias


As tecnologias também são ferramentas que podem agregar muito para a lucratividade das empresas do setor supermercadista, uma vez que boa parte das pessoas tem o acesso à rede na palma da mão. Vale lembrar que o sistema online não exclui os exercícios diários que tem de ser feitos no mundo real. Ele é apenas mais um mecanismo facilitador na apresentação e venda do produto.