Editorial: Emerson Amaral, diretor do Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (@consultideal)
Vamos fazer uma breve retrospectiva: começamos janeiro com um mês tipicamente lento do ponto de vista econômico para as empresas; fevereiro, mês pequeno em número de dias, trouxe com ele o Carnaval, mas a data sazonal não foi suficiente para garantir um primeiro bimestre expressivo. E aí veio março, declaração de pandemia e o resto da história você conhece bem. Mas isso não significa que 2020 precisa terminar no vermelho para você e para sua empresa. Ainda dá tempo de reverter o cenário e finalizar o ano com rentabilidade.
É inevitável dizer que as empresas que se despontaram até esse momento foram aquelas que entenderam as movimentações de mercado e reagiram de forma assertiva. E agora, último bimestre, essas ações de impacto são ainda mais relevantes. Além das comemorações corporativas de fim de ano, temos ainda as férias e claro, o Natal.
A começar pelas ações que posso te indicar para serem usadas nos contatos de empresas: ligue ou envie email para os escritórios que ficam próximos ao seu negócio, incluindo aqueles que você fornece (ou fornecia antes da pandemia) encomendas, café da manhã etc. Proponha a elas kits de aniversariantes do mês sendo entregues na cada um dos colaboradores que estão em home office e também ofereça kits para as comemorações de fim de ano, com os alimentos já fracionados e embalados individualmente, minimizando qualquer compartilhamento inadequado do ponto de vista das novas políticas de higienização.
Tenha em mente que, possivelmente, a festa da firma terá outra conotação. Levar toda a equipe para um restaurante e manter um grupo razoável de pessoas não é a atitude mais recomendada neste momento. A insegurança ainda é grande e se seu negócio propor uma solução criativa, certamente as empresas a enxergarão com bons olhos.
As comemorações on-line continuam muito fortes e devem crescer ainda mais. Ainda que o público já esteja ocupando os barzinhos e fazendo pequenas confraternizações, o ritmo mudou e muita gente ainda está curtindo as sextas-feiras de casa. Já vi que empresas têm enviado o tradicional happy hour para a casa dos colaboradores, em caixas surpresa com uma bebida alcoólica e petiscos. Crie a opção de personalizar as caixas com a logomarca da empresa em adesivo, garantindo ainda mais familiaridade ao presente.
Já para o verão e as férias, é preciso uma dose extra de ações de marketing. Apesar da estação convidar para o ar livre, como parques e praças, muitas pessoas ainda estão inseguras de sair de casa para ações de lazer. Por isso, os clássicos sorvetes, sanduíches e sucos naturais, saladas de frutas e de legumes, açaí e qualquer outro alimento com apelo de frescor devem ser destacados. Lembre-se ainda de investir em embalagens adequadas, que permitam o transporte e a integridade dos alimentos por delivery.
As encomendas para ceia, como assados, saladas e sobremesas, vinham em queda há alguns anos, mas 2020 parece ser o momento de reverter esse cenário. Com os encontros de família mais restritos, é possível que alguns encontros sejam adiados ainda mais, em contraponto que outros encontros serão mantidos uma vez que foram raros os momentos assim durante o ano. Por isso, praticidade é palavra de ordem nos dois cenários. As pessoas querem se ocupar de estar disponíveis e assar uma ave por cinco horas não está na lista de prioridades. Facilite, oportunize as compras e venda mais.
Cestas de fim de ano e lembrancinhas, como caixinhas de cookies e docinhos, também ganham força nesses meses. O cliente corporativo é um excelente consumidor desse tipo de serviço, mas também há pessoas físicas que compram para presentear conhecidos e prestadores de serviço, como o porteiro do prédio e a diarista. Invista em kits personalizáveis e deixe algumas sugestões já montadas e precificadas, tanto nos aplicativos quando no cardápio digital e na loja.
Viu só que, com planejamento e criatividade, ainda é possível reagir e tornar 2020 um ano rentável? Inspire-se, desafie suas metas, erga a cabeça e vamos dar a volta por cima! Sei que até o momento tivemos dias desafiadores, mas melhores momentos chegaram e outros mais leves estão por vir. Mãos na massa e te desejo saúde, sucesso e boas vendas!