Produtos vindos da indonésia prometem trazer qualidade e melhor preço
O presidente da Associação Goiana de Supermercados – Agos, Gilberto Soares recebeu na tarde desta quarta-feira 25, o embaixador da Indonésia, Edy Yusup. A visita teve o intuito de estabelecer um possível canal de comunicação e de compras de produtos que têm qualidade e preço acessível, vindo direto da indonésia. O presidente da Agos destacou como os dois países podem cooperar juntos para que tanto os compradores quanto a empresários possam ser beneficiados. “A Agos que é a casa do supermercadista Goiano, fica feliz em receber a todos, com essa busca por diálogo comercial, tudo isso é muito sadio para ambas as partes” destaca do presidente da Agos
O embaixador da Indonésia veio acompanhado do Cônsul Honorário da República da Indonésia em Santa Catarina, Luiz Carlos Barravieira Júnior e do Diplomata da Seção Econômica, Sr. Ibnu Swantoro, também estava presente na reunião o presidente da Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de Goiás – ADAG, José Luiz Bueno. Além da possibilidade da entrada de produtos da Indonésia no mercado varejista goiano, também foi discutido a possibilidade, caso aconteça a transação de mercado, de ser feito uma logística reversa a fim de diminuir os custos com frete e demais encargos.
Alguns supermercados do Brasil iniciaram comercialização de produtos vindos da indonésia, como pneus e bolachas. Segundo o embaixador as bolachas e biscoitos da marca Maiora já circulam em mais de 100 países. Somente no ano passado os negócios entre Brasil e Indonésia foram na casa de 3 milhões de reais. Vale lembrar que a Indonésia também é um grande exportador de algodão para o Brasil, principalmente para o estado de Goiás.
Ao final da conversa, o embaixador convidou o presidente da Agos para fazer uma visita de cortesia na Indonésia, para conhecer as empresas e todo o sistema comercial que está instalado no país asiático. Por parte da Agos foi estendido o convite para que as empresas da indonésia participem da próxima Superagos que deve acontecer no segundo semestre de 2021.
Exportação de carne de frango
Desde 2009 o Brasil tinha barreiras para vender carne de frango para o a Indonésia, mas a Organização Mundial de Saúde OMS deu ganho de causa para o Brasil, em novembro, depois de pouco mais de uma década. O brasil já havia ganhado uma ação em 2017 quando a OMS avaliou que as normas para compra de produtos brasileiros estavam em desacordo com as normas do comércio internacional, porém a decisão não foi respeitada pelo governo da Indonésia. “O Brasil espera que a Indonésia ajuste, o quanto antes, sua legislação e suas práticas, a fim de encerrar definitivamente o contencioso” destacou o Itamaraty
O Cônsul Honorário da República da Indonésia em Santa Catarina, Luiz Carlos Barravieira Júnior, afirma que embora o acordo de compra exista entre Brasil e Indonésia, foi estabelecida uma cota máxima de 22 milhões de toneladas por ano para a exportação de carne de frango.