Em Coronavírus, Destaque, Notícias · 28 maio 2020

Quatros cartilhas orientam supermercadistas no combate ao Coronavírus, veja no site da Agos

Neste período de pandemia do Coronavírus em Goiás, a Assoiciação Goiana de Supermercados (Agos), se preocupa em ajudar o supermercadista a se posicionar da forma correta, quanto aos protocolos de segurança no combate ao Covid-19, protegendo clientes e colaboradores. Como essa é uma doença nova em todo o mundo e com poucos estudos, o melhor a se fazer neste momento e seguir a orientações dos órgãos de saúde. Somente desta forma é possível seguir com o funcionamento das lojas.

O setor supermercadista é um segmento de necessidade básica, por isso, continuou trabalhando normalmente na pandemia, desde que respeitando as normas de segurança. As cartilhas da Agos esclarecem todos os aspectos que não se encontram com facilidade em outros lugares.

Na primeira cartilha falamos sobre normas básicas como: O limite a entrada de 1 cliente a cada 12m² com relação à área total da loja, forneça máscara para os colaboradores e oriente toda a equipe para a correta utilização do acessório, organize os postos de trabalho mantendo distância de 2m entre os colaboradores, evite qualquer tipo de aglomeração, garanta a distância mínima de 2m entre os clientes em caso de filas e outras tantas outras ações, visando o todo. Tais orientações foram anunciadas pela Agos, primeira semana de pandemia em Goiás.

Sempre com base em órgão de grande credibilidade como, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o Ministério da Saúde, trazemos robustez nas nossas informações, procurando segmenta-las ao máximo. Na segunda cartilha, mostramos as recomendações de segurança para os colaboradores.  Por não existir vacina para prevenir a infecção respiratória causa pela doença, é preciso que todos dentro dos supermercados adotem as seguintes medidas, afim de conter a propagação do vírus: O fornecimento e uso de EPIs para os colaboradores de forma documentada.  Recomenda-se também que a máscara seja trocada a cada 2 horas. A higienização da máscara caso seja de tecido, deve ficar a cargo do colaborador. Dentro dos procedimentos a serem seguidos também está a realização da medição de temperatura de todos os colaboradores, diariamente. Além disso é preciso manter todas as medições arquivadas.

Uma das primeiras orientações para todos também é cobrada dos colaboradores, lavar as mãos com água e sabão. O distanciamento social foi tema abordados nas cartilhas fornecidas pela Agos, a empresa deve ter condições de oferecer distanciamento entre os colaboradores, bem como, oferecer horários escalonados para intervalos, entradas e saídas.

O segmento supermercadista se preocupa em como orientar os clientes ao adentrarem as lojas. Por isso, foi lançado também no site da Agos um informativo sobre como orientar os compradores. A maneira correta de sinalizar dentro dos supermercados. Desde a quantidade de pessoas dentro das lojas, cuidados de higienização, até, como escolher os alimentos perecíveis.

O último ponto, porém, não menos importante, é a manipulação dos alimentos dentro das lojas. A cartilha traz de forma separada por seção as instruções de manipulação dos todos os produtos, dentro do açougue, da padaria, o fatiamento de frios, a reposição e todas as condutas internas.

Todas essas medidas que são destacadas pela Agos, levam ao setor supermercadista mais tranquilidade e segurança na hora de servir o alimento à mesa dos goianos. É preciso lembra ainda, que seguir os protocolos de saúde, servem para proteger as famílias dos nossos colaboradores e clientes. Para acompanhar as cartilhas de orientações basta acessar o site da Agos no link: https://agos.com.br/servicos/cartilhas/ e ficar sempre bem informado.