03 dez

Porque supermercados tem investido cada vez mais em marcas próprias

Fonte: Segs.com Marcas ou rótulos de casa, também conhecidos como marcas próprias ou marcas de varejo, não são novidade para o setor de varejo supermercadista. Hoje, estamos vendo uma mudança global na lealdade dos consumidores das marcas e rótulos dos fabricantes para as próprias marcas e rótulos privados dos varejistas. A razão para isso é simples: os clientes estão se tornando menos dependentes das marcas dos fabricantes e mais dependentes da própria loja, o que é ótimo para relação da empresa com o consumidor. O conceito de marca própria ou marca particular pode ser usado como um esforço para expandir o marketing de um varejista. Mas, para atingir esse objetivo com sucesso, é preciso ter de forma clara o mercado-alvo e saber qual será o impacto da marca sem nome para os clientes. É necessário fazer uma extensa pesquisa para entender quem são seus clientes, como eles compram, quando compram e por que compram. As marcas domésticas são frequentemente associadas a qualidade inferior porque os varejistas oferecem suas marcas domésticas a preços…[+]
02 dez

Goiás é o 9º em incentivos fiscais federais no País

Fonte: Empreender Goiás Os benefícios fiscais concedidos pela União apresentaram trajetória crescente até 2015, quando alcançaram o ápice de 4,5% do PIB. Em 2018, tais gastos alcançaram R$ 292,8 bilhões, o que correspondeu a 4,3% do PIB. A maior parte se concentra nas regiões mais ricas do País. Segundo a Receita Federal, do total de incentivos federais em 2018, R$ 152,5 bilhões (52%) foram para o Sudeste, R$ 44,1 bilhões (15%) para o Sul, R$ 38,1 bilhões (13%) para o Nordeste, R$ 34,9 bilhões (12%) para o Norte e R$ 23,2 bilhões (8%) para o Centro-Oeste. É o que aponta a 12ª edição do Boletim Mensal sobre os Subsídios da União, que faz uma análise da alocação espacial das 12 principais categorias de benefícios tributários concedidos pela União e distribuídos pela federação em relação à sua efetividade quanto à redução das desigualdades regionais do País. O estudo foi divulgado nesta semana pelo Ministério da Economia (você pode acessa-lo aqui). Entre os Estados e Distrito Federal, Goiás foi o 9º que recebeu maior…[+]
29 nov

Agos participa de evento sobre alimentação

A alimentação é algo imprescindível nas nossas vidas e precisa ser confiável para ser consumida. O Sindicato das Indústrias da Alimentação do Estado de Goiás (SIAEG) realizou evento Fundamentos para a Cadeia da Alimentação, nesta terça-feira (26). O presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares participou do evento representando o segmento supermercadista. O evento que reúne indústrias e varejo aconteceu na Casa da Indústria, centenas de pessoas participaram, entre elas, diversas autoridades. “Um olhar para 2030”, abordou ainda uma series de temas referente a alimentação e como ela deve ser modificar nos próximos anos, para isso, aconteceu palestras de renomados palestrantes ligados ao setor alimentício.   Pres. da Siaeg – Antônio Benedito dos Santos , Pres. da Agos – Gilberto Soares, dir. exe. – Denise Resende [+]
28 nov

Estoque e Armazenamento de Mercadorias é o curso da Escola Agos nesta semana

Saber gerenciar o armazenamento de mercadorias é um passo fundamental para o bom funcionamento de um supermercado. O almoxarifado pode guardar estratégias que vão beneficiar a competitividade. Para executar essas boas práticas e descomplicar a logística a deixando mais claro possível, a Escola Agos trouxe nesta quarta e quinta-feira, 27 e 28 de novembro, o curso de Estoque e Armazenamento de Mercadorias, realizado na Agos, no setor Sudoeste em Goiânia. O Curso que tem oito horas de duração é ministrado pelo facilitador, Anderson Rezende. Os alunos que participaram do curso contaram com matérias importantes que vão auxiliar na manutenção do estoque das empresas. Desde a importância do estoque até, quais atividades podem ser desenvolvidas dentro do espaço. Também foi apresentado no curso, as tecnologias existentes no mercado que atenda o estoque e o armazenamento de mercadorias, a forma de organização, limpeza, equipamentos, controle e planejamento do estoque. O facilitador Anderson explica que o curso da uma visão ampla para o aluno, o ajuda a observar os procedimentos corretos das formas de estocagem e armazenamento de produtos. “tento trazer algumas experiência que podem ser usuais na forma de trabalho dos alunos, afinal…[+]
28 nov

Presidente da Agos, Gilberto Soares participa do lançamento do livro do Professor José Rafael de Medeiros

Nesta sexta-feira (29), às 19h, o professor e coach, José Rafael de Medeiros lança a quarta edição do livro, Liderança Coaching, Razão, Alma e Coração, no Sesc Cidadania. O escritor celebra junto com amigos à venda de mais de 11 mil exemplares. Nesta edição Rafael de Medeiros trabalha sistemas de lideranças e motivação, além de fazer um agradecimento especial ao presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares, em representação do setor supermercadista e também pela amizade, parceria e incentivo. Além deste livro o renomado palestrante, José Rafael tem outras três obras lançadas. [+]
27 nov

CCJ aprova redução de pena para crimes contra relações de consumo

Fonte: Câmara do Deputados A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou o Projeto de Lei 5675/13, do deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), que reduz as penas para os crimes contra as relações de consumo, que passam a ser detenção de seis meses a dois anos, ou multa. Atualmente, as penas são de detenção de dois a cinco anos, ou multa, conforme a Lei 8.137/90, que define os crimes contra a ordem tributária econômica e as relações de consumo. Em seu relatório, o deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) rejeitou emenda da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, que transferia à Polícia Federal a investigação desses crimes. “A instituição não possui efetivo para investigar todas as persecuções penais desse sentido.” Na opinião de Abi-Ackel, a proposta dá mais harmonia ao sistema normativo penal. “Mesmo reprováveis, essas infrações não devem ter as maiores sanções. O que o consumidor quer é adquirir produtos e serviços de qualidade e segurança”, defendeu Abi-Ackel. TramitaçãoA proposta ainda…[+]
27 nov

Black Friday dos supermercados terá de bebida alcoólica a Black “Fraldas”

Redes prometem descontos para abastecer a adega dos consumidores, estoques de higiene e beleza e produtos de limpeza Fonte: Exame Em sua décima edição, a Black Friday já se consolida como a segunda data mais importante para o varejo brasileiro, atrás do Natal. Entre os supermercados, o período também ganha cada vez mais força, tanto nas lojas físicas quantos no e-commerce, um campo ainda pouco explorado pelas grandes redes especializadas em bebidas e alimentos. Os descontos devem se concentrar em bebidas alcoólicas e itens de higiene e beleza, principalmente fraldas. “Bebidas alcoólicas como espumantes, vinhos e gim são facilmente estocáveis, por isso os descontos das redes supermercadistas devem se concentrar nestes itens”, explica Thiago Berka, economista da Associação Paulista de Supermercados (Apas). De acordo com Berka, alimentos consumidos durante o período natalino também serão alvo dos supermercados. No terceiro e quarto trimestres, as redes costumam elevar os estoques de 30% a 40% para atender ao…[+]
26 nov

Nota ABRAS – Proteína Animal

Nos últimos meses, o déficit de proteína na China, ocasionado pela Gripe Suína, causou um aumento e abertura das exportações em nível mundial. O Brasil registrou números recordes nas exportações de carne bovina, fato que se refletiu em um expressivo aumento na arroba do boi, ocasionando novas tabelas de preço e afetando, assim, toda a cadeia consumidora, chegando até o cliente final que já sente o impacto originado no campo.  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) tem acompanhado atentamente todas as questões que envolvem o abastecimento do mercado interno, que apesar de indicarem que não há risco para falta de carne bovina ao consumidor brasileiro, o valor do produto in natura, assim como já anunciado recentemente pela mídia, chegou ao varejo. Em menos de três meses, o aumento do valor da arroba elevou alguns cortes de bovino, exemplos: o contrafilé a índices acima de 50%, coxão mole 46% no preço de custo dos produtos, que, consequentemente, foram repassados ao preço final aos consumidores. Pesquisa da BoiSCOT Consultoria indica que o atual preço da arroba bateu recordes e…[+]