04 fev Queda de desemprego acelerou no fim do ano puxada pelo emprego formal Fonte: O Globo O último mês do ano sempre registra resultados completamente diferentes em duas medidas de emprego. O Caged sempre cai em dezembro. É a medida de emprego formal. A desocupação medida pelo IBGE sempre tem em dezembro um número favorável. Essa medida é mais ampla e pega todos o tipo de trabalho, não apenas o emprego formal. Desta vez contudo a diferença ficou ainda maior, porque houve queda de mais de 300 mil vagas no Caged, e o desemprego caiu para 11%, o menor número para o último trimestre desde 2015. E foi justamente o emprego formal que subiu. Mesmo caindo, o desemprego fechou o ano em níveis elevados novamente. Mas a taxa ficou 0,6 ponto menor no último trimestre de 2019 comparado a um ano antes. O dado acompanhou a atividade econômica, que nos últimos meses do ano também avançou mais rapidamente. Na média, calculada pelo IBGE, o desemprego em 2019 ficou em 11,9%, pouco abaixo do 12,3% de 2018. O país, no entanto, ainda tem 11,6 milhões pessoas à procura de um…[+]
29 jan Supermercados são a porta de entrada para o primeiro emprego Fonte: Folha da região Considerada a porta de entrada do primeiro emprego, o setor supermercadista será beneficiado pela medida provisória ‘Verde e Amarelo’ anunciada pelo governo na última semana, que reduz a tributação sobre empresas que contratarem jovens de 18 a 29 anos em primeiro emprego. Pesquisa da Apas (Associação Paulista de Supermercado) aponta que o primeiro emprego em carteira assinada nos supermercados é maior que nos outros setores. Em 2019, 55% dos admitidos pelo setor supermercadista estão dentro da faixa etária contemplada pelo programa; 20% deles no primeiro emprego. O teto da remuneração prevista pelo programa é de 1,5 salários mínimos, ou seja, R$1.497. A média dos admitidos em 2019 está em R$ 1.329 para os jovens de 18 até 24 anos e R$ 1508 para os de 25 até 29 anos.“A desoneração proposta pelo governo incentivará a contratação de mais jovens por parte de supermercados, que já estão acostumados com este tipo de público. Como a maioria das empresas do varejo é de pequeno e médio porte, a queda dos custos de contratação…[+]
27 jan Curso de Cartazista movimenta a Ecola Agos em Fevereiro A Escola Agos realiza nos dias 11 e 12 de fevereiro, o curso de cartazista profissional ministrado pelo instrutor Luciano Santos, da empresa varejo In (empresa de comunicação promocional e sinalização indoor). O curso tem início às 13h e término as 18h e será realizado na Agos no setor Sudoeste, em Goiânia. O cartazista é uma profissão que exige técnica e por esse motivo muitas pessoas estão em busca de qualificação profissional. Para se inscrever basta acessar o link: https://forms.gle/wM1t3GKvsYGCQcCv9 Comunicação visual O cartazista é o profissional responsável pela identidade visual dos anúncios em formato de cartazes, tanto na parte interna como externa de uma empresa. O profissional atua normalmente com banner, faixas, placas, painéis e cartazes. Tudo que expressa uma comunicação visual faz parte do trabalho desse profissional e vários são os estabelecimentos que precisam de um cartazista, como supermercados, açougues, mercearias, padarias, lojas de roupas e empórios. O instrutor Luciano dos Santos destaca que apesar de os cartazes finais terem um bom resultado, nem um dos alunos que fizeram…[+]
23 jan Supermercados goianos deverão treinar funcionários para auxiliar pessoas com deficiência e mobilidade reduzida Fonte: Procon Goiás O Procon Goiás informa que proprietários e responsáveis pelos estabelecimentos comerciais do setor supermercadista de Goiás deverão treinar e disponibilizar funcionários, durante o horário regular de funcionamento para auxiliar portadores de deficiências e mobilidades reduzidas que estejam fazendo compras nesses locais. É o que estabelece a Lei Estadual nº 20.727/20 que entrará em vigor seis meses após publicação no Diário Oficial do Estado (16/1/2020). A nova lei determina o treinamento dos funcionários para o atendimento aos clientes, e assistência em tarefas como ler informações dos produtos, como preço e data de validade; conduzir a pessoa com deficiências e mobilidades reduzidas no interior do estabelecimento; pegar e colocar o objeto desejado no carrinho de compras; entre outros. Ainda de acordo com a lei, as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida deverão pedir o ajuda junto ao balcão de informações/atendimento ou, caso não exista esse setor, a qualquer funcionário do estabelecimento comercial. Também deverá ser instalada a faixa de piso tátil nas entradas do estabelecimento até o balcão de informações/atendimento; e os estabelecimentos precisam afixar, em local visível ao público consumidor, cartaz informando do direito…[+]
22 jan Agos 46 anos, uma história cheia de grandes realizações Fundada em 22 de janeiro de 1974, este ano a Associação Goiana de Supermercados (Agos) completa 46 anos de história. A entidade trabalha sempre junto ao supermercadista para buscar melhorias para o setor. Ao longo de todos esses anos a associação passou por diversas modernizações. Em mais de quatro décadas a associação construiu uma sólida trajetória. Em 1997 a entidade conseguiu sua primeira sede própria da entidade instalada no Edifício Palácio do Comércio, onde funcionou até 1997, a partir de então, mudou-se para uma casa na rua 22, no Setor Oeste, onde conquistou a primeira sede própria. A Agos juntamente com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), criou a Escola Nacional de Supermercados, voltado para treinamento aos funcionários de chão de loja, gerentes e direção, promovendo a educação profissional. Anos depois é criada a Escola Agos de forma autônoma. Em 1983 é criado o InformAgos, publicada impressa uma vez por mês, em forma de tabloide, com oito páginas. O informativo surge da necessidade de se comunicar com o setor. Somente em 1995 o Jornal para de circular e dá lugar…[+]
20 jan Supermercados goianos reagem ao avanço das grandes redes Fonte: Empreender em Goiás As redes goianas de supermercados estão voltando a ocupar espaços que, nos últimos anos, foram tomados pelas grandes redes nacionais e internacionais, como Pão de Açúcar, Extra, Carrefour, Bretas e outras. Por isso mesmo e também por causa da retomada da economia, o presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares, estima investimentos superiores a R$ 100 milhões com a abertura ou modernização de lojas em todo o Estado. Entre as empresas goianas que estão expandindo suas redes, este ano, estão o Super Barão, Store, Moreirinha, Prátiko e outras que usam a bandeira Smart. O Super Barão Supermercados vai abrir até junho mais duas unidades, uma no Buena Vista Shopping, onde funcionava o Empório Piquiras, no Setor Bueno – inclusive já tem uma faixa no local anunciando -, e a outra no Jardim Atlântico. Atualmente, o grupo tem 22 lojas, das quais 15 na Grande Goiânia e outras 7 no interior do Estado: Formosa (2) Valparaíso de Goiás (1), Luziânia (1), Jaraguá (1), Goianésia (1) e Inhumas (1). O Super…[+]
17 jan Agos inicia o ano com palestra sobre Janeiro Branco Saúde Emocional Janeiro Branco é a campanha que visa o bem estar da saúde mental, cuidando das pessoas, no sentido, pessoal e profissional. No Brasil a campanha é organizada por psicólogos e profissionais da área da saúde e vem sendo difundida desde 2014, por isso, poucas pessoas ouvem falar da campanha. Dado a importância desse tema, a Escola Agos promove no dia 28 de janeiro, das 14h30 às 16h30 uma palestra sobre Janeiro Branco Saúde Emocional. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) As condições de saúde mental são responsáveis por 16% da carga global de doenças e lesões em pessoas com idade entre 10 e 19 anos. Se você quer investir no seu “Eu” profissional, lidando melhor com as questões emocionais, agora é a hora. Acesse o link a baixo e faça sua inscrição. A palestra acontece na Escola Agos, no setor Sudoeste, em Goiânia, e será ministrada pelas facilitadoras e psicólogas, Adriana Garcia e Hellen Brenda Sampaio. Para participar traga dois quilos de alimentos não perecíveis. Mais informações ligue: 3215-2528 Para se inscrever acesse: https://forms.gle/KFhUvCgBqprsadvXA [+]
17 jan Feriados devem gerar prejuízo de R$ 680 milhões em Goiás Fonte: Empreender em Goiás Os feriados nacionais ao longo do ano de 2020 devem causar um prejuízo de R$ 680 milhões ao comércio varejista de Goiás, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Para sorte dos empresários goianos, os dois feriados locais cairão no fim de semana: 24 de maio, Dia de Nossa Senhora Auxiliadora, Padroeira de Goiânia, será num domingo, e o feriado dos 87 anos da fundação de Goiânia cairá num sábado. No Brasil, calcula a CNC, os prejuízos serão de R$ 19,6 bilhões ao comércio varejista este ano. Este ano terá mais feriados nacionais em dias úteis do que ocorreu no ano passado. Em 2019, o comércio varejista e atacadista teve um prejuízo de R$ 17,4 bilhões com os feriados nacionais. “Embora tenda a favorecer atividades econômicas específicas como aquelas típicas do turismo, para a maioria dos demais setores da economia a maior incidência de feriados em dias normalmente úteis tende a gerar prejuízos por conta da queda do nível de…[+]