23 abr

Setor supermercadista distribuirá cartões de compras para famílias vulneráveis

Cartões no valor de R$ 100 poderão ser usados em todo o país e serão custeados por doações de empresas e pessoas físicas Você está em: Notícias do setor » Notícias Abras RSS Notícias Abras 20/04/2021 15:12 – Setor supermercadista distribuirá cartões de compras para famílias vulneráveis     Cartões no valor de R$ 100 poderão ser usados em todo o país e serão custeados por doações de empresas e pessoas físicas        O setor supermercadista lançou nesta terça-feira (20) a campanha Doação Super Essencial, que arrecadará recursos que serão destinados a distribuição de cartões no valor de R$ 100 para a população vulnerável fazer compras em todos os supermercados do país. A iniciativa da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) envolverá suas 27 afiliadas e terá uma ação inicial organizada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS). A operação tem o apoio da ONG Ação Cidadania e do Centro de Excelência contra…[+]
20 abr

Supermercados registaram 1,79% de perdas sobre o faturamento

O setor supermercadista registrou 1,79% de perdas sobre o faturamento bruto em 2020, de acordo com a 21ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS. Esse índice representa um total estimado de R$ 7,6 bilhões. Dentre as principais causas de perdas estão: quebra operacional, 47,9%; furto externo, 16,0%; erros de inventário, 10,2%, erros administrativos, 9,5%; e furto interno, 7,4%. Os itens que mais sofreram perdas em valor e quantidade no ano de 2020, de acordo com a pesquisa, foram: refrigerantes, cervejas, cortes bovinos (exceto picanha), pilhas e baterias, chocolates em barra ou tabletes, e queijos. Perecíveis e não perecíveisAs seções que lideram os índices de perdas (por faturamento bruto) entre os perecíveis foram: FLV, 5,25%; Rotisseria e Comidas Prontas, 4,32%; e Padaria e Confeitaria, 2,74%. Entre os não perecíveis estão: Bazar, 1,77%; têxtil; 1,04%; e Higiene e Perfumaria, 0,82%.Dentre os principais fatores que impulsionaram as perdas dos não perecíveis no setor supermercadista estão: validade vencida, 37,4% e produto impróprio para venda, 29,1%. Em relação aos produtos…[+]
19 abr

Vendas nos supermercados têm alta de 5,18% em fevereiro

Setor estima um crescimento de 4,5% este ano As vendas em supermercados registaram alta de 5,18% em fevereiro em comparação com o mesmo mês de 2020, segundo balanço divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Em janeiro, o crescimento foi de 12% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Segundo o vice-presidente Administrativo da Abras, Marcio Milan, o resultado menos favorável em fevereiro do que no primeiro mês do ano foi influenciado por fatores como as próprias características do mês, que tem menos dias, e também a renda das famílias na pandemia da covid-19. “Esse mês de fevereiro foi mais difícil para todos em função do fim do auxílio emergencial”, disse. O cancelamento do Carnaval foi outro elemento que, de acordo com ele, ajudou a desacelerar o setor. No entanto, Milan disse que essa variação é esperada no planejamento dos varejistas. Para este ano, a Abras estima um crescimento de 4,5% em comparação com as vendas de 2020. Auxílio emergencial O retorno do auxílio emergencial na semana passada,…[+]
16 abr

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.147 em 2022

Reajuste segue a projeção de 4,3% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para este ano O salário mínimo em 2022 será de R$ 1.147 e não terá aumento acima da inflação, anunciou o Ministério da Economia. O reajuste consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2022, enviado nesta quinta-feira ao Congresso Nacional. O reajuste segue a projeção de 4,3% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para este ano. A estimativa também consta do PLDO. Até 2019, o salário mínimo era reajustado segundo uma fórmula que previa o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) de dois anos antes mais a inflação oficial do ano anterior. Desde o ano passado, o reajuste passou a seguir apenas a reposição do INPC, por causa da Constituição, que determina a manutenção do poder de compra do salário mínimo. Segundo o Ministério da Economia, cada aumento de R$ 1 no salário mínimo tem impacto de aproximadamente R$ 315 milhões no orçamento….[+]
16 abr

Agos em ação: Presidente da entidade faz visitas a supermercadistas e fornecedor

O Presidente da Associação Goiana de Supermercados – Agos, Gilberto Soares realizou nesta quarta-feira (14), uma visita ao fornecedor e parceiro distribuidor do Suco Prats, Sr. Narciso Scarinci. Nesta sexta-feira (16), o Presidente da Agos, Gilberto Soares acompanhado dos empresários do segmento supermercadista da Rede Campeão de Rio Verde (Lucas Cabral, Denis Muniz e Alex Rodrigo), fizeram uma visita técnica a Rede de supermercados Prátiko Atacarejo, unidade Senador Canedo e foram recebidos pelo empresário, Valdecy Cardoso. A comitiva de supermercadistas também realizou visita técnica nesta manhã, no UAI Atacarejo, localizado em Aparecida. Na ocasião eles foram recebido pelo proprietário, Sr. Carlos Alberto Medeiros e seu filho Fábio Medeiros. O percurso foi finalizado no Supermercado Ponto Final, na Vila Redenção, em Goiânia, onde o Presidente da Agos recebeu os empresários em sua loja . Comitiva de Supermercadista da Rede Campeão de Rio Verde de Lucas Cabral; Denis Muniz ; Alex Rodrigo; Presidente da Agos, Gilberto Soares e empresário da rede Prático Valdercy Cardoso[+]
14 abr

Índice Nacional de Consumo Abras nos lares brasileiros registra crescimento de 7,57%

Fonte: Comunicação Abras O Índice Nacional de Consumo ABRAS nos Lares Brasileiros (INC) apresentou crescimento real de 7,57%, de janeiro a fevereiro, na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o Departamento de Economia e Pesquisa da entidade nacional de supermercados. Em relação ao mês de janeiro de 2021 o índice registrou queda de -6,75%. Na comparação com fevereiro de 2020 a alta foi de 5,18%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (14), em coletiva de imprensa. O vice-presidente Institucional e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan, atribui o resultado do ano à pandemia da covid-19. “Nos meses de janeiro e fevereiro de 2020, o Brasil ainda não tinha sido impactado pela pandemia, que começou em março. Em 2021, com a continuidade das restrições e das medidas de isolamento social para combater a covid-19, com aulas escolares virtuais, trabalho remoto, e bares e restaurantes fechados, o consumo dentro do lar foi favorecido”, declara Milan.  De acordo com o vice-presidente, o resultado negativo na comparação com janeiro é devido ao calendário reduzido do segundo…[+]
14 abr

Presidente da Agos participa de reunião onde prefeito de Goiânia apresenta normas de novo decreto ao Fórum Empresarial

O presidente da Associação Goiana de Supermercados – Agos, Gilberto Soares, juntamente com representantes de outros segmentos participou nesta terça-feira (13/4), no Paço Municipal de um Fórum Empresarial. Na ocasião o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, apresentou a representantes do setor econômico as principais regras do novo decreto de combate à pandemia, que começará a valer a partir desta quarta-feira (14/4). O modelo apresentado, prevê a abertura das atividades não essenciais durante os dias úteis com restrições de segurança em estabelecimentos com potencial para gerar aglomeração. O Presidente da Agos, Gilberto Soares disse que o setor tem total interesse em colaborar com o poder público para orientar e garantir a saúde das pessoas. “Temos sido muito atendidos pela sua equipe e pelo senhor e, por isso, pode contar com a gente para garantirmos o abastecimento às famílias”, frisou. “Nós temos um inimigo comum, ele é o vírus. Por isso, queremos fazer o melhor pela nossa cidade e mais uma vez por meio do diálogo com todos vocês. Nosso objetivo é assegurar a saúde da população, mas…[+]
13 abr

Comércio goiano sobe pela segunda vez após quatro quedas seguidas

Em Goiás, setor de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo teve queda de 12,2%Fonte: Jornal Opção Pesquisa publicada na manhã desta terça-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o comércio varejista goiano cresceu 1,8%, na série com ajuste sazonal em fevereiro de 2021. Este é o segundo crescimento consecutivo, após quatro meses de queda. O crescimento no volume de vendas do varejo ampliado goiano de 1,0% em janeiro de 2021, frente a janeiro 2020, pode ser explicado pela alta registrada em seis das dez atividades pesquisadas. O setor que apresentou o maior crescimento foi o de Material de Construção (21,2%), seguido pelo de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (17,1%) e o de Equipamentos e materiais para escritório informática e comunicação (9,4%). A atividade de Combustíveis e lubrificantes também apresentou crescimento, com variação de variou 8,9%, sendo sua segunda alta consecutiva, apontando uma recuperação do setor que foi abalado pela pandemia. Apesar do cenário crítico proporcionado pela crise sanitária, a economista e…[+]