20 nov

Presidente da Abras participa da abertura da Mercosuper Digital

Fonte: Abras O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, participou na manhã desta quarta-feira (18), da abertura da Mercosuper Digital, feira promovida pela Associação Paranaense de Supermercados (APRAS). Na oportunidade Sanzovo falou da importância da essencialidade do setor no atual momento e da transformação digital pela qual o país está passando. “Passar por uma longa pandemia não tem sido fácil para ninguém. Principalmente para os empresários de comércio e serviços, que têm buscado adaptar seus negócios, renovar e evoluir mesmo com tantas restrições e protocolos. Desde março os supermercados vêm mostrando a força de um setor essencial. Não paramos. Trabalhamos firmes e fortes para manter o abastecimento da população brasileira e a segurança de nossos colaboradores e clientes”, disse João Sanzovo. Ele também ressaltou a necessidade das empresas se adaptarem às inovações tecnológicas. “A pandemia tem nas trazido grandes lições. Está transformando as relações de compra e impulsionando empresas de todos os segmentos a aumentarem seus investimentos em modelos digitais para gerar novas possibilidades de vendas. Não é de hoje que falamos…[+]
17 nov

Estimativa de inflação sobe para 3,25% neste ano

Fonte: Agência Brasil O mercado financeiro aumentou a estimativa de inflação para este ano. A previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu de 3,20% para 3,25%, de acordo com o boletim Focus, publicação divulgada todas as semanas pelo Banco Central (BC), com a projeção para os principais indicadores econômicos. Essa foi a 14º elevação seguida na estimativa. Para 2021, a projeção de inflação passou de 3,17% para 3,22%, na quarta elevação seguida. A previsão para 2022 e 2023 não teve alteração: 3,50% e 3,25%, respectivamente. A projeção para 2020 está abaixo do centro da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, tem centro de 4% em 2020, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 2,5% e o superior, 5,5%. Para 2021, a meta é 3,75%, para 2022, 3,50%, e para 2023, 3,25%, com intervalo de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo,…[+]
11 nov

Ainda dá tempo de fazer de 2020 um ano rentável

Editorial: Emerson Amaral, diretor do Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (@consultideal) Vamos fazer uma breve retrospectiva: começamos janeiro com um mês tipicamente lento do ponto de vista econômico para as empresas; fevereiro, mês pequeno em número de dias, trouxe com ele o Carnaval, mas a data sazonal não foi suficiente para garantir um primeiro bimestre expressivo. E aí veio março, declaração de pandemia e o resto da história você conhece bem. Mas isso não significa que 2020 precisa terminar no vermelho para você e para sua empresa. Ainda dá tempo de reverter o cenário e finalizar o ano com rentabilidade. É inevitável dizer que as empresas que se despontaram até esse momento foram aquelas que entenderam as movimentações de mercado e reagiram de forma assertiva. E agora, último bimestre, essas ações de impacto são ainda mais relevantes. Além das comemorações corporativas de fim de ano, temos ainda as férias e claro, o Natal. A começar pelas ações que posso te indicar para serem usadas nos contatos de empresas: ligue ou envie…[+]
11 nov

Estudo mostra aumento da compra em supermercados pela internet durante pandemia

Fonte: Isto É Um estudo elaborado pela empresa de benefícios Ticket mostra que houve um aumento da compra de itens de supermercados pela internet durante os meses de isolamento social por conta da pandemia de covid-19. A companhia fez um levantamento com 12 mil usuários do Ticket Alimentação em todo o País, e mais da metade destas pessoas passaram a fazer compras em mercados pelos canais digitais.Ainda segundo a empresa, há um bom potencial de crescimento para as compras de itens básicos pela internet. Isso porque dos usuários ouvidos pela pesquisa, 66% afirmam que fazem compras online de maneira geral, mas somente 34% fazem isso em supermercados.“A mudança na dinâmica do trabalho, com a introdução do home office pelas empresas durante o período de isolamento social, trouxe impactos imediatos à rotina de compras dos trabalhadores também nos aspectos relacionados à sua alimentação e nutrição”, afirma Felipe Gomes, diretor-geral da Ticket.E o hábito de fazer compras em supermercados online não deve ser deixado de lado pela grande maioria das pessoas que o adotaram. Dos usuários ouvidos pela Ticket, 10%…[+]
11 nov

A importância da diversidade é debatida em painel promovido pela Abras e Unilever

Fonte: Abras O painel “Mulheres que inspiram” promovido nesta terça-feira (10) pela Abras e Unilever contou com a jogadora de futebol e embaixadora da ONU Mulher, Marta Silva, e a filósofa e escritora, Djamila Ribeiro, que falaram sobre as dificuldades que passaram até conquistarem lugares de destaque em suas profissões. Com mediação do vice-presidente da Unilever, Júlio Campos, o painel debateu a força da mulher e os desafios que elas encontram para se sobressaírem na sociedade brasileira, e defendeu ações que incentivem a importância da diversidade e equidade de gênero em todos os setores do país. Histórias inspiradoras Eleita seis vezes a melhor jogadora de futebol do mundo, Marta, contou no painel que foi preciso vencer o machismo e a desigualdade na infância para tornar seu sonho realidade. E falou da alegria de ter sido nomeada pela ONU embaixadora da Boa Vontade para mulheres e meninas do esporte. “Foi uma trajetória de muita luta, perseverança e força de vontade, se eu tivesse desistido eu não teria…[+]
10 nov

Produção industrial goiana é a que mais cresce neste ano

Fonte: Empreender em Goiás A produção industrial goiana cresceu 2,5% no período de janeiro a setembro deste ano, registrando o melhor desempenho do país, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM- Regional), divulgada nesta terça-feira (10/11) pelo IBGE. Na passagem de agosto para setembro, a indústria avançou 0,4% atingindo o melhor patamar dos últimos 11 meses. Na comparação com setembro de 2019, a produção industrial cresceu 5,3%, quinta taxa positiva, indicando novamente que, mesmo com a pandemia, a indústria goiana teve o mês de setembro de 2020 melhor que omesmo mês do ano passado. A alta se deu principalmente pela fabricação de produtos químicos (19,2%), minerais não-metálicos (17,2%), alimentícios (11,9%), farmoquímicos e farmacêuticos (11%). A produção industrial brasileira cresceu 2,6% na passagem de agosto para setembro. Foi a quinta alta consecutiva, levando o setor a recuperar completamente as perdas acumuladas entre março e abril com os efeitos do coronavírus. Com altas em 11 dos 15 locais pesquisados entre agosto e setembro, o setor industrial vem ampliando o retorno à produção, após…[+]
09 nov

DIEESE: Cesta básica sobe em 15 das 17 capitais pesquisadas em outubro

Fonte: Agência Brasil O preço da cesta básica de alimentos subiu, em outubro, em 15 das 17 capitais pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Segundo o levantamento, divulgado no dia 6, os maiores preços foram encontrados em São Paulo (R$ 595,87), Rio de Janeiro (R$ 592,25), Florianópolis (R$ 584,76) e Porto Alegre (R$ 581,39). Os menores, em Natal (R$ 436,76) e Aracaju (R$ 442,26). As maiores altas em outubro ocorreram em Brasília (10%), São Paulo (5,77%), e Campo Grande (5,54%). Das 17 capitais pesquisadas, só houve registro de queda em duas: Salvador (-1,05%) e Curitiba (-0,6%). No acumulado do ano, de janeiro a outubro, as maiores elevações de preço ocorreram em Salvador (26,07%), Aracaju (25,65%), e João Pessoa (20,45%). As menores, em Brasília (3,5%), Vitória (10,74%), e Belém (13,06%). Produtos Em outubro, o valor do óleo de soja apresentou aumentou nas 17 capitais pesquisadas, com destaque para Brasília (47,82%), João Pessoa (21,45%), Campo Grande (20,75%) e Porto Alegre (20,22%). O preço médio do arroz agulhinha também registrou alta em…[+]
06 nov

Prefeitura aprova lei que obriga uso de máscara, em Goiânia

Fonte O Popular A multa em Goiânia para o não uso da máscara de proteção facial para evitar a disseminação do coronavírus (Sars-CoV-2) foi reduzida de R$ 657 para R$ 110. O projeto de lei apresentado na câmara municipal foi sancionado pelo prefeito Iris Rezende (MDB) e virou lei e também reduz o valor da multa para as empresas, de R$4 mil para R$1.045. O projeto apresentado pelo vereador Wellington Peixoto (DEM) torna o uso da máscara obrigatório com força de lei e altera os valores das multas. Antes um decreto do prefeito de Goiânia publicado em 30 de junho deste ano ditava as regras e custos para o descumprimento. Os estabelecimentos comerciais são obrigados a barrar a entrada de pessoas sem máscaras e a Guarda Civil Metropolitana segue como responsável por notificar as infrações, que precisam ser lavradas por auditores fiscais do município. A lei tem validade pelo período de vigência do decerto de calamidade pública no município de Goiânia. Na justificativa do vereador, os valores antigos das multas eram considerados exorbitantes,…[+]