05 maio

Grupo BIG anuncia campanha para arrecadar doações para as comunidades

Fonte: Assessoria de Comunicação do Grupo Big O Grupo BIG (@hipermercadobig) inicia uma campanha para apoiar as comunidades vulneráveis próximas de suas lojas neste período de quarentena. A iniciativa é parte do projeto #ATITUDESBIG, que tem como objetivo incentivar e recolher as doações feitas por clientes e pelos mais de 50 mil colaboradores da empresa. Para isso, o Grupo BIG contribuirá com o envio de mais de 200 toneladas de alimentos e produtos de primeira necessidade para entidades como o Mesa Brasil, Amigos do Bem e a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul. A empresa também vai contribuir com o montante arrecadado pelos seus colaboradores, adicionando parte do valor que será doado para as comunidades impactadas pelo novo coronavírus. Como forma de aliviar a tensão causada pelo isolamento social e estimular as doações, o projeto #ATITUDESBIG também apoiará o Risadaria – maior festival de humor do mundo – na realização da primeira live em formato de stand-up comedy do país que vai arrecadar doações para as vítimas da pandemia. O show ‘Risadaria em Casa’ será realizado na próxima terça-feira (5), a partir…[+]
04 maio

ABRAS e mais 28 entidades do varejo lançam plataforma de geração de empregos

Fonte: Scritta/Assessorias de Comunicação das entidades participantes Em um movimento pioneiro no país, 29 entidades ligadas ao varejo uniram-se para desenvolver uma plataforma online de geração de empregos no setor. Com a iniciativa, intitulada Vagas no Varejo, o segmento espera minimizar os impactos provocados pelo novo coronavírus, ao garantir a recolocação de profissionais no mercado de trabalho e preservar a atividade empresarial. O lançamento oficial acontece hoje, em uma data emblemática: 1º de maio, Dia do Trabalho. Segundo indicadores do Ibre/FGV, a crise pode deixar até 12,6 milhões de pessoas desempregadas e contrair em cerca de 15% a renda dos trabalhadores. O projeto foi idealizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe). A ação recebeu ainda o apoio voluntário da Tegra Sistemas, responsável pela concepção da plataforma; e da Advance, que elaborou o projeto de marketing e comunicação visual. O aplicativo Vagas no Varejo estará disponível em todas as plataformas móveis, exigindo inicialmente a conexão com a rede social ou…[+]
30 abr

Exportações e importações brasileiras podem cair 20% em 2020, diz Ipea

Fonte: G1 O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta terça-feira (28) uma estimativa dos efeitos que a crise do novo coronavírus pode causar na balança comercial brasileira neste ano de 2020. São três cenários, tomando por base relatórios do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da Organização Mundial do Comércio (OMC). No modelo mais ponderado, o Brasil pode perder até 20,6% de seu volume de exportações, saindo de US$ 225,4 bilhões para a casa dos US$ 178,9 bilhões, em virtude a queda de preços e dos fluxos de negociação de commodities – um dos motores da economia nacional. “Os mercados financeiros e de commodities foram duramente atingidos, alterando profundamente os fundamentos da economia mundial”, diz a nota técnica do Ipea. “Como resultado, já se observa uma queda abrupta da produção, do emprego e da renda em quase todos os países. Isso tudo aponta para uma redução sem precedentes no comércio mundial.” A balança comercial segue superavitária, mas com perda de US$ 10,1 bilhões. Isso porque a queda nas importações, de acordo com a previsão, também será da ordem de 20,5%,…[+]
27 abr

Agos em Ação: Supermercados da capital vão abrir as portas a partir das 6h da manhã no escalonamento da prefeitura de Goiânia

Na manhã desta sexta-feira (24), o presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares esteve reunido com o vereador por Goiânia Denício Trindade e o presidente da CMTC, Sr. Benjamin Kennedy para tratar a respeito do escalonamento da prefeitura de Goiânia, no que tange aos supermercados da capital. Segundo a proposta, seria feito um escalonamento de horários de abertura dos estabelecimentos comerciais para conter a movimentação de pessoas nas ruas. A princípio os supermercados estavam escalonados para abrir as portas a partir das 9h da manhã, todavia o setor alimentício, incluindo os supermercados é considerado um segmento essencial, que atende as necessidades básicas. Por isso ficou firmado a abertura dos supermercados para às 6h da manhã. O escalonamento é uma das medidas propostas pela prefeitura de Goiânia no enfrentamento a pandemia do Novo Coronavírus. A medida visa a diminuição da circulação de pessoas dentro do transporte coletivo, nos terminais e nos pontos de ônibus. Para que possa passar a valer as medidas precisam ser publicadas em decreto no Diário Oficial. A prefeitura de Goiânia não…[+]
27 abr

Empresários dizem temer escalonamento de horários na Grande Goiânia

Medida da Prefeitura de Goiânia para tentar reduzir aglomerações no transporte coletivo sofre críticas de proprietários de supermercados, lotéricas e farmácias Fonte: Opopular A medida da Prefeitura de Goiânia em tentar aliviar o impacto no transporte coletivo da região metropolitana da flexibilização do isolamento social como política de combate à pandemia do novo coronavírus não está sendo aceita em parte do grupo de empresários que possuem o direito de abrir seus estabelecimentos. A proposta da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), acatada pelo prefeito Iris Rezende (MDB), de realizar um escalonamento no horário de abertura das atividades econômicas é vista como prejudicial para os setores de supermercado, loterias e farmácias. O presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares da Silva, afirma que passar a abrir às 9 horas seria uma ação impraticável para os empresários do ramo. “Seria um contrassenso, porque a maior parte dos supermercados possui padarias entre os seus serviços e não há sentido vender pão nesse horário. Por que as padarias podem abrir às 6 horas…[+]
24 abr

Consumo no Brasil sofreu retração na primeira semana de quarentena

Fonte: Apas O isolamento social muda os hábitos de consumo, e no Brasil houve retração durante o mês de março. Esta é a principal conclusão de um estudo apresentado pela Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, sobre os impactos da pandemia no Brasil e no mundo. Na comparação entre a semana do dia 9, na pré-quarentena, e a do dia 23, houve redução de 8% no gasto total dos consumidores, 5% na frequência de viagens aos pontos de venda e 9% no tamanho da cesta (quantidade de itens). O mesmo cenário foi registrado na China, onde a recuperação só se deu seis semanas após o início da quarentena. O abastecimento inicial dos lares na semana de 16 de março foi principalmente com categorias básicas e não perecíveis. Gastos com papel higiênico, por exemplo, aumentaram 47% em relação à semana anterior. Em seguida vieram sabonete, com 41%, detergente (40%) e água sanitária / alvejante (38%). Alimentos, como leite, açúcar, derivados de tomate, iogurte e massa, também se destacaram. Já na…[+]
23 abr

Quarentena amplia contratação de temporários; Veja setores com demanda

Fonte: G1 Levantamento da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) mostra que o movimento de contratações temporárias em meio à pandemia do novo coronavírus está ocorrendo, especialmente, na prestação de serviço para as áreas da saúde, indústria de suprimentos, alimentos, supermercados e serviços essenciais. De acordo com a presidente da entidade, Michelle Karine, na área da saúde, a movimentação de contração é grande nas redes hospitalares para reforço do quadro de profissionais, como enfermeiros e técnicos de enfermagem, além dos serviços de manutenção, copa e recepção, por exemplo. A indústria de suprimentos também está ampliando seus quadros para atender à demanda de produtos, como EPIs , embalagens, álcool em gel e derivados. Outro setor com demanda de contratação é o de alimentação, como produção de alimentos, embalagens, supermercados, varejistas e atacadistas. Entre as vagas oferecidas estão as de operador de loja, recepcionista de caixa, padeiro, açougueiro, entre outras. “É um período de turbulências e incertezas. E o trabalho temporário tem ajudado a minimizar os…[+]
17 abr

Veja os cargos com aumento de vagas com a pandemia

Um levantamento feito pela empresa de recrutamento online Catho mostra que alguns cargos têm registrado forte oferta de empregos diante da pandemia do novo coronavírus. Segundo o estudo, que compara o período entre março de 2019 e março de deste ano, profissionais das áreas da saúde, supermercadista, farmácia e logística são os mais procurados desde o início do isolamento social. A profissão de enfermeiro de UTI, por exemplo, registrou aumento de 718% no ano devido ao atual panorama. Segundo o levantamento da Catho, profissões relacionadas à área da saúde chegaram a abrir mais de 3,7 mil vagas em apenas uma única semana no mês de março. Já a área supermercadista ofereceu mais de 6 mil oportunidades de emprego. Nesse segmento, os destaque são para auxiliar de loja, com um aumento de 691% na abertura de vagas, e operador de caixa (210%). Na área de logística, houve forte crescimento na procura por motoristas (62%), assistentes de transportes(59%) e assistentes de logística (48%), por exemplo. De acordo com outra pesquisa, do PageGroup, a…[+]