09 jul Supermercados devem elevar projeções do varejo no ano, diz Tendências Vendas do setor aumentaram 7,4% em maio, sobre abril, quando caíram 11,5% sobre março As vendas dos supermercados surpreenderam em maio. Entre todos os segmentos da Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, eles são o único a registrar alta sobre o mesmo período do ano passado. Segundo Isabela Tavares, economista da Tendências Consultoria, o resultado reflete um impacto maior que o esperado do auxílio emergencial e também o consumo menor de alimentos fora do domicílio. As vendas dos supermercados aumentaram 7,4% em maio, sobre abril, quando caíram 11,5% sobre março. “Foi a maior surpresa. O segmento já mostra volume de vendas acima do período pré-pandemia. O auxílio emergencial bateu forte na massa de renda ampliada, o que tem ajudado no consumo de gêneros de primeira necessidade”, afirma. A massa ampliada disponível (que desconta o pagamento com Imposto de Renda e contribuições previdenciárias) cresceu 0,9% em maio na variação anual,…[+]
07 jul Publicada lei que cria o programa de manutenção do emprego e renda Fonte: Agência Brasil O Diário Oficial da União de hoje (7) traz a publicação da Lei nº 14.020/2020, que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda, como forma de diminuir os efeitos econômicos e sociais causados pela pandemia do novo coronavírus (covid-19). O texto, sancionado com vetos pelo presidente Jair Bolsonaro, teve como base a Medida Provisória 936, editada no início de abril pelo governo e que foi aprovada pelo Congresso no mês passado, com algumas alterações. A lei permite a suspensão temporária do contrato de trabalho por até 60 dias e a redução proporcional de salários e da jornada dos trabalhadores pelo período de até 90 dias. Esses prazos podem ser prorrogados. O objetivo é diminuir as despesas das empresas em um período em que estão com atividades suspensas ou reduzidas. No caso de redução de jornada e salário em 25%, 50% ou 70%, o governo paga um benefício emergencial ao trabalhador para…[+]
07 jul Pandemia: Comércio online e canais de vendas alternativos são tendência Fonte: Correio Braziliense Empresários e consumidores ainda estão em processo de aprendizagem das mudanças de hábito que a covid-19 trouxe para as relações de consumo. Mas já há sinais claros de como o comércio varejista deve se comportar nesse momento após a reabertura da economia, e no pós-pandemia. “Quem não estiver disposto a trabalhar a flexibilidade dos seus negócios para gerar novas experiências de consumo perderá oportunidades. A aceleração da digitalização será uma das maiores heranças do novo coronavírus para o setor”, afirma João Sanzovo Neto, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A integração do varejo físico com o digital, que já era uma tendência, tornou-se uma necessidade ainda mais evidente, disse ele. Enquanto não surgir a vacina contra a doença, o consumidor continuará buscando segurança, dentro das lojas, e atendimento mais rápido. “O estudo Consumer Insights, da empresa de pesquisas Kantar, mostra que, no caso dos supermercados, entre as mudanças mais significativas provocadas pela pandemia está a inclusão de novos canais na rotina de compras da população, que agora se abastece em mercadinhos de bairro,…[+]
06 jul Supermercados de Goianésia ficam lotados antes de lockdown Estabelecimentos comerciais de Goianésia como supermercados e postos de combustíveis e ficaram lotados nesta sexta-feira (3), no período antecedente ao primeiro final de semana de lockdown na cidade. O comércio iniciou fechamento às 19 horas desta sexta e vai até às 6 horas da próxima segunda-feira (6). Pessoas estavam aglomeradas em supermercados, sem respeitar o distanciamento e até usando capacetes dentro dos estabelecimentos, comprando o que podem para passar o período, já que todo o comércio está fechado. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, Goianésia possui 164 casos confirmados, 432 suspeitos e quatro mortes. Em entrevista concedida ao longo desta semana, o prefeito da cidade Renato de Castro (MDB) disse que do ponto de vista da saúde o mais adequado seria um lockdown todos os dias, mas afirmou que além da sua “demasiada preocupação com a saúde das pessoas se preocupa também com a saúde financeira” da população. “Se continuar crescendo da forma como está crescendo,…[+]
02 jul Justiça autoriza abertura do comércio em Goiânia Fonte: Empreender em Goiás A juíza Jussara Cristiana de Oliveira Louza, da 3ª Vara da Fazenda Pública Municipal e Registros Públicos, concedeu na tarde desta quinta-feira, 2, uma liminar que permite o retorno das atividades comerciais em Goiânia. Na decisão, ela revoga os efeitos dos decretos estadual e municipal que instituiu a quarentena alternada na capital, em que os serviços não essenciais teriam de ficar fechados por 14 dias e depois reabririam por igual período. A decisão da juíza acata mandado de segurança impetrado pela Federação do Comércio, Bens e Serviços (Fecomércio). No documento, a entidade alega que, após mais de 100 dias parado, os empresários do setor haviam realocado equipes que estavam afastadas e apontam prejuízos com o novo fechamento apenas sete dias após a flexibilização na última semana de junho. Ao acatar o pedido de liminar, a juíza determinou que o setor tome todas as regras sanitárias necessárias para funcionamento durante a pandemia. Mesmo antes da decisão, o que se via nas ruas de Goiânia é que parte dos comerciantes estava…[+]
02 jul Prefeitura de Goiânia decreta fechamento alternado do comércio não essencial Inicialmente, atividades devem ficar suspensas por 14 dias. Depois, podem abrir por igual período. Veja os serviços que estão liberados. Fonte: G1 Goiás A prefeitura de Goiânia publicou um decreto nesta terça-feira (30) seguindo o governo estadual e determinando o funcionamento alternado do comércio que não é considerado essencial. As regras já estão em vigor. Por isto, os serviços listados já devem fechar as portas por 14 dias. Já em 14 de julho, os estabelecimentos podem reabrir por igual período. Segundo a assessoria da prefeitura, o decreto começou a contar a partir desta terça-feira para que a data coincida com o período determinado pelo governo estadual. Entretanto, como o documento só foi publicado após as 18h, o comércio ficou aberto ao longo do dia. Inclusive, as lojas da Região da 44 reabriram nesta manhã, após mais de três meses fechadas. O decreto municipal especifica que as atividades que seguirão o esquema de revezamento são as mesmas definidas pelo estado. Entre elas estão atividades religiosas, restaurantes, salões de beleza, indústrias e escritórios…[+]
02 jul Com cenário laranja, Aparecida amplia isolamento social intermitente para evitar a disseminação da Covid-19 Fonte: Prefeitura de Aparecida a disseminação da Covid-19 Com cenário laranja, Aparecida amplia isolamento social intermitente para evitar a disseminação da Covid-19 30 de junho de 2020 Foto: Arquivo-Secom O isolamento social intermitente, em funcionamento na cidade de Aparecida de Goiânia, desde 8 de junho, chegou ao cenário laranja/risco alto, conforme Matriz de Risco do Ministério da Saúde, que a cidade adotou para fazer o enfrentamento à pandemia ainda em 22 de abril. A partir de domingo, 5 de julho, começa a aplicação das regras do cenário laranja. Cada macrozona fecha duas vezes de segunda a sexta-feira e a cidade inteira fecha aos sábados, a partir das 13 horas, e aos domingos o dia todo. Neste modelo de isolamento social intermitente aplicado efetivamente de forma escalonada – em quatro cenários – verde, amarelo, laranja e vermelho – e por macrozonas – Aparecida foi dividida em 10…[+]
02 jul Vendas no e-commerce de supermercado aumentam em população acima de 60 anos Fonte: A crítica Um dos motivos que explica o aumento foi a adoção da entrega prioritária a esse grupo de consumidores A pandemia de covid-19 provocou a adaptação de hábitos de consumo para uma nova realidade. E um dos principais reflexos observados no segmento do varejo alimentar foi a rápida expansão da demanda por serviços de supermercado online e a acentuada penetração de novos públicos – especialmente clientes acima dos 60 anos, que precisaram ficar em casa atendendo às recomendações de isolamento social e tiveram de adquirir novos comportamentos de compra. No e-commerce alimentar do Extra (www.clubeextra.com.br), a quantidade de consumidores dentro dessa faixa etária quintuplicou em menos de três meses, enquanto a demanda geral por compras online aumentou 82% dentro desse mesmo período quando comparado com o ano passado. Muitos desses consumidores tiveram sua primeira experiência de compra online exatamente com os supermercados pelo fato de venderem itens essenciais, como alimentos e itens de higiene e limpeza. Um dos motivos que explica o aumento da participação de clientes com mais…[+]