Em Destaque, Notícias · 30 janeiro 2024
Setor de bebidas de um supermercado

Projeção da Kantar aposta em aumento na venda de bebidas em supermercados para o verão de 2024

Para os cariocas, a data mais importante do ano vem se aproximando. O carnaval de 2024 está marcado para 13 de fevereiro, mas as festividades já começaram por toda a cidade, em celebrações de blocos do pré-carnaval, e assim a venda de bebidas aumenta. E os supermercados do estado se preparam para crescerem suas vendas nesse período.

Segundo a Riotur, são mais esperados cerca de 12 mega-blocos, sendo que 2 já ocorreram no último final de semana. Além disso, 15 mil ambulantes foram cadastrados e estão aptos a venderem seus produtos durante os festejos que acontecerão em praticamente todos as regiões da cidade.

Um levantamento feito pela Kantar demonstrou que a projeção de crescimento para a venda de bebidas será de 5% em comparação ao mesmo período de 2023, chegando a um faturamento de R$ 1 bilhão. O estudo ainda evidencia um novo crescimento pós-pandemia.

Desde 2021/22 até o período de 2022/23, o consumo de bebidas subiu 26%, passando o gasto médio de R$ 90 para R$ 113, mas puxados pelos produtos não alcóolicos como energéticos (+64%) e água mineral (+37%).

Adultos na faixa de 18 e 29 anos foram os maiores consumidores nesse período, com um aumento de 41%, enquanto o público das classes, A, B e C aumentaram em 15% o seu consumo. Super e hipermercados lideram em disparada o local de vendas dessas bebidas, com 34% do ‘bolo’, seguido por ambulantes com 24% e bares com 21%.

“Os supermercados estão observando essa mudança no comportamento dos consumidores. Colocando as bebidas prontas para consumo, digo, geladas, assim conseguimos recuperar esses clientes e fidelizá-los para além do carnaval”, afirma Fábio Queiroz, presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro.

Momento de inovar

Não apenas as bebidas apostam em crescimento no carnaval, empresas de diversos segmentos estão utilizando as datas da folia para testarem ideias inovadoras. Após uma decepcionante ‘Black Friday’, com inúmeras reclamações dos compradores e um Natal longe das metas de vendas, a festa mais popular do país servirá como um trampolim.

Um levantamento do ‘O Globo’ mostrou que Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Salvador, as principais praças do carnaval brasileiro, venderam cotas de patrocínio que somadas batem os R$ 120 milhões. Em todas as capitais, o valor do patrocínio figurou com um aumento entre 5 e 20%.

Ambev, principal patrocinadora do carnaval carioca, resolveu criar modelos exclusivos das suas latas de cerveja Brahma dedicada a cada uma das agremiações do Grupo Especial da Sapucaí. Em um momento de disputa com outras bebidas vendidas em lata, como vinhos, uísques e capirinhas, as cervejas querem consolidar um espaço que já não é tão garantido.

A ação, por hora, será mantida apenas aos consumidores do sambódromo, mas é um teste para as futuras folias, onde a Ambev seguirá sendo a grande patrocinadora dos próximos 3 carnavais “É o momento de inovar, tanto para as marcas, os fornecedores, e também para os supermercados e todo o varejo”, completa Fábio Queiroz, da Asserj.

Fonte: Asserj