As redes americanas de supermercados estão encontrando novas maneiras de impulsionar a fidelidade de seus clientes. Segundo um estudo do FMI – The Food Industry Association, o número de consumidores que afirma que seu supermercado favorito prioriza sua saúde e bem-estar aumentou, em grande parte por conta das ações realizadas pelas varejistas em seus programs de fidelidade.
Um bom exemplo é a rede Hy-Vee, que desenvolveu um serviço de aconselhamento nutricional por assinatura. A iniciativa inclui consultas básicas de saúde, vídeos de exercícios para fazer em casa, aulas virtuais e uma série de outras ações voltadas a aumentar a capacidade dos clientes de ter uma vida saudável.
A Kroger, por sua vez, fez uma parceria com a Soda Health, programa de tecnologia em saúde, em um programa de benefícios que permite que os participantes do Medicaid e de parcerias da Kroger com empresas tenham acesso facilitado a medicamentos, serviços de nutrição e outros benefícios nas lojas da varejista. O programa também oferece descontos na compra de alimentos e de uma lista de medicamentos essenciais.
Outro caminho que vem sendo trilhado pelas empresas é o da personalização. “Diversas redes têm relançado ou aperfeiçoado seus programas de fidelidade para utilizar melhor os dados que possuem de seus clientes e entregar melhores experiências, com promoções personalizadas”, afirma o presidente da dunnhumby para as Américas, Matt O’Grady. “A expansão do mercado de retail media está levando rapidamente essa personalização para as ações de mídia da indústria. Em no máximo um ano, essa forma de comunicação será maior que a televisão convencional”, acredita.
Fonte: SuperHiper