Entre corredores repletos de novidades e produtos, personagens coloridos chamaram atenção de quem passou pela SuperAgos, nos dias 24, 25 e 26 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia. Mais do que um atrativo visual, os mascotes são os embaixadores das empresas em eventos como a feira goiana, criando uma conexão instantânea com o público.Com o objetivo de mostrar como vão além de meros símbolos, os mais de 10 mascotes presentes na edição de 2024 da feira trouxeram uma interação afetiva que cativou os visitantes durante os três dias de evento. Dessa maneira, o impacto visual e emocional que eles têm no público evidenciou diretamente a estratégia de marketing das marcas.
A intenção de criar mascotes parte de um pressuposto de estreitar a proximidade com o público. Todo o processo é pensado para que o personagem represente os valores e ideais da marca e, se concretizado de maneira eficaz, traz resultados significativos para o engajamento e vendas. Com isso, a estratégia influencia o reconhecimento e a retenção da marca na mente do consumidor.
Presente na SuperAgos, a São Salvador Alimentos apostou na ideia para aumentar a visibilidade, humanizar a empresa e atrair mais pessoas para seus estandes. O coordenador de comunicação da SSA, André Zucarelle, explica que o uso do seu mascote se tornou uma medida eficiente no branding da marca, evidenciando ainda mais sua identidade. “Nosso mascote Carlito existe há alguns anos, foi uma homenagem ao filho de um dos fundadores da empresa. Entendemos que ele aproxima o público à nossa marca, seja esse um público adulto ou infantil”, expõe.
André Zucarelle reforça ainda que os personagens podem ser determinantes para o sucesso da empresa não só no contato direto com o público, mas também na criação de uma memória de marca duradoura. “O mascote acaba dando o rosto à marca. Quando as pessoas veem o Carlito, sabem que SSA está presente naquele ambiente. O reconhecimento e lembrança de marca tendem a ficar mais fortes quando apoiados por um mascote. O engajamento que o Carlito entrega é impressionante, ele ajuda na entrega das mensagens e na fixação do conteúdo que queremos transmitir”, completa.
De forma semelhante, o diretor executivo da Bonfrigo, Thiago Abdallah, destaca o papel conscientizador que o mascote de sua empresa carrega. Ele defende que o personagem se torna porta-voz da empresa e traduz a essência que ela quer transmitir. “O principal objetivo de usar o Bonzão é humanizar a Bonfrigo e criar uma conexão mais próxima com o nosso público. Em um mercado onde a carne suína muitas vezes é mal interpretada, o Bonzão se torna uma figura amigável e acessível que desmistifica preconceitos e traz uma mensagem de qualidade e saúde. Ele não só representa a marca, mas também educa e entretém o público, tornando-se um verdadeiro embaixador da carne suína saudável”, ressalta.
O coordenador de marketing da Disdal, Fabrício Paiva, demonstrou como é possível conduzir a utilização dos mascotes a fim de incentivar a empatia com o público e estabelecer um relacionamento de fácil associação com ele. A distribuidora alimentícia apostou em animais símbolos de seus produtos para se comunicar com os visitantes de forma mais lúdica. “O mascote cria uma identificação e aproxima a marca com o público, é uma maneira de trazer vida às marcas que distribuímos porque costumam ser a personificação da marca, como a vaca do Toddy, que é descolada e engraçada igual a marca, gerando essa troca rica de interação”, revela Fabrício Paiva.
Também é válido abordar como o uso de mascotes impacta a visibilidade da marca, estimulando e amplificando a divulgação de forma orgânica. De acordo com o coordenador de marketing, a estratégia atinge uma relação emocional com todos. “A princípio as crianças são as mais abertas aos personagens, mas durante a feira, vimos que todo o público gosta de tirar fotos e interagir com os mascotes”, conclui.
Além do galinho Carlito da SSA, o porquinho Bonzão da Bonfrigo, a vaquinha do Toddy e tigrinho Cheetos da DisDal, outros personagens como os cachorrinhos, da Nutridani e Nutrema, cafézinho da Moinho Fino, ovinho da Josidith, iogurtinho da Frutap, farinha da Sotrigo Alimentos e salgadinho da Sotrix, cowboys da Rancheiro, leãozinho da AlcaFoods, coala da ASA do Brasil, indígena da marca Paratudo, tartaruguinha do Grupo Bali Brasil representado pela Rosa de Ouro.
Fonte: Assessoria de Comunicação Agos/ Comunicare