Em Destaque, Educação, Notícias · 23 outubro 2019

A Escola Agos realizou nos dias 22 e 23 de outubro, o curso de cartazista profissional ministrado pelo instrutor Lúcio dos Santos, da empresa varejo In (empresa de comunicação promocional e sinalização indoor). O cartazista é uma profissão que exige técnica e por esse motivo muitas pessoas estão em busca de qualificação profissional. Foi o que ficou constatado no curso na sede da AGOS. A maioria dos inscritos veio buscar conhecimento e está dando os primeiros passos para ser um cartazista . O curso de dois dias despertou interesse de pessoas de Goiânia e também de várias cidades do interior do Estado. Murilo da Conceição Silva, que trabalha há dois anos no supermercado Real na cidade de Edeia, a 120 quilômetros de Goiânia, afirma não ser cartazista, e que preferiu vir para a Agos para fazer o curso e se profissionalizar. Ao invés de aprender com um colega de trabalho que já executa o cargo, se inscreveu no curso. “ Tirei muito proveito dos dois dias de curso e vi a diferença do primeiro cartaz e do último. Agora é chegar no serviço e praticar”, Afirma Murilo.

Outra aluna que percorreu cerca de 100 quilômetros para fazer o curso na Escola Agos foi Alice Bezerra, que trabalha há quatro anos no supermercado Mega Atacarejo, em Itaberaí. “ Eu já arrisquei fazer cartazes no supermercado para ajudar na demanda e não ficou muito bom. Hoje no último dia de curso nem parece que eu que fiz esses cartazes tão bem feitos. ” Alice reforça sua constatação dizendo que o instrutor do curso repassa as técnicas que ela pretende levar para a vida funcional.

Comunicação visual

O cartazista é o profissional responsável pela identidade visual dos anúncios em formato de cartazes, tanto na parte interna como externa de uma empresa. O profissional atua normalmente com banner, faixar, placas, painéis e cartazes. Tudo que expressa uma comunicação visual faz parte do trabalho desse profissional e vários são os estabelecimentos que precisam de um cartazista, como supermercados, açougues, mercearias, padarias, lojas de roupas e empórios. O instrutor Luciano dos Santos destaca que apesar de os cartazes finais terem um bom resultado, nem um dos alunos que fizeram o curso, tinham contato profissional com os cartazes e pincéis. “ O aproveitamento é quase 100 por cento. Eles já são capazes de fazer o cartaz para anunciar e vender o produto. É muito bom ver esse crescimento”, comemora Luciano. O instrutor reconhece que a Agos é um ponto de referência para cursos profissionalizantes voltados para o setor supermercadista. “A entidade busca profissionais com larga experiência no mercado com didática de grande eficácia. Além disso fornece estrutura com sala refrigerada confortável e materiais adequados”, ressalta o instrutor.