Diversas redes já aderiram à tecnologia, mostrando as vantagens dessa aplicação em seu negócio
A tecnologia pode ser uma forte aliada para melhorar a gestão dos itens, e cada vez mais redes investem em soluções para garantir resultados mais benéficos para suas empresas. Um dos destaques nos últimos anos é a Inteligência Artificial que pode ser aplicada em diversos setores, dentre eles na prevenção de perdas e desperdícios.
Na prática essa tecnologia pode prever a demanda por determinados produtos nas lojas, monitorar em tempo real a condição dos alimentos e prever potenciais problemas.
Segundo Leonardo Mencarini e Lucas Rolim, co-fundadores do Mercado Único, plataforma B2B de Inteligência Artificial, a aplicação correta dessas tecnologias a favor da redução da perda e do desperdício de alimentos é crucial para uma melhor produção e distribuição, além de oferecer impactos positivos ao meio ambiente.
Um exemplo de rede que já aderiu a tecnologia de Inteligência Artificial é o Natural da Terra , por meio do ressuprimento automático do FLV, controle dos pedidos loja a loja e operação com estoques mais enxutos e precisos.
Enquanto isso, o Justo, rede de supermercados online, utiliza a tecnologia de forma a garantir uma integração em tempo real do estoque com a plataforma digital , possibilitando que seja solicitado ao produtor somente o necessário de acordo com a demanda.
Seus algoritmos trabalham com modelos preditivos a partir dos padrões de consumo dos clientes considerando fatores como quando, com que frequência e por quem determinado produto é consumido.
Se o estoque de algum item está alto, por exemplo, o algoritmo dispara uma promoção personalizada para os clientes que costumam pedir aquele produto.
Fonte: SA MAIS VAREJO