Em Destaque, Educação, Notícias · 15 agosto 2019

A Escola Agos realiza durante essa semana, o curso de Cadastro de Mercadorias, voltado para a área de tributação, ministrado pela auditora fiscal aposentada – Sefaz, Ivanilda Castro. O conteúdo das aulas contempla várias temáticas como, definição do cadastro e regras para atender as exigências da fiscalização; principais erros no cadastro de mercadorias; noções gerais sobre as empresas do simples nacional, entre outros.

Segundo a auditora fiscal, o curso se baseia em vários aspectos tributários para fazer com que o funcionário entenda e não acarrete problemas futuros a economia da empresa. “Se o funcionário erra para menos na hora de cadastrar o produto, isso pode gerar uma multa de até 100% o valor do imposto para o comércio, pois ele está deixando de pagar o imposto na quantidade devida. A cobrança da diferença vem depois,” alerta Ivanilda. Outro caso comum, segundo a auditora fiscal é quando o funcionário registra o tributo do produto num valor maior. “Assim o comércio perde e por lei, não tem direito ao ressarcimento do valor junto a união”,esclarece.

Camila Silva, que trabalha no supermercado Leve em Goiânia diz que já teve experiência emitindo notas fiscais. “Estou retornando a essa área e preciso me atualizar”, afirma. Outra aluna inscrita no curso, Lorena Luiza, funcionária do supermercado do Parque, também de Goiânia disse ter pouca experiência na área de cadastro de mercadorias. “Tudo o que estou vendo no curso é bem interessante. Tenho algumas dificuldades dentro das tributações, mas o curso está sanando essas dúvidas”, diz Lorena.

No estoque de um supermercado contém normalmente 23 mil itens e todos eles precisam ser registrados, classificados e identificados corretamente de acordo com alíquota, ( alíquota é o percentual utilizado para calcular qual será o valor de determinado tributo a ser pago pela empresa, como impostos, taxas e contribuições), para que não tenha um estoque positivo e negativo da mesma mercadoria. O curso com aulas expositivas, dinâmicas e case, tem o objetivo de levar conhecimento para as pessoas que vão trabalhar ou já trabalham com notas fiscais.

As aulas ministradas na Escola Agos, no setor Sudoeste em Goiânia, mostram a importância do cadastro com foco nos aspectos fiscais e gerenciais, com base para análise de vendas, controle de promoções, controle de estoque e definição tributária.