À medida que o Carnaval se aproxima, diversos setores se preparam para colher os frutos dessa celebração. E os supermercados não ficam atrás disso. Em cidades onde o feriado é celebrado, há grande movimentação de foliões e isso gera um maior consumo de alimentos e bebidas. No Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, onde o Carnaval é destaque, a movimentação financeira estimada é de R$ 4,5 bilhões na economia local, de acordo com o governo do Rio. Esse investimento não está diretamente relacionado com o varejo, mas é uma maneira de compreender o quanto a cidade vai estar agitada durante a folia.
Dentro desse contexto, o especialista em gestão de supermercados, Leandro Rosadas, aponta que as bebidas alcoólicas e as carnes, devem apresentar um aumento nas vendas, atingindo uma média entre 10% e 15%. Para corroborar, segunda a Nielsen, a estabilidade da produção apesar dos impactos no agro, tem expectativa de melhora acentuada nas vendas de cerveja no primeiro trimestre de 2024. Muito impulsionado pelo carnaval nas principais regiões do Brasil, e em especial no Rio de Janeiro, onde teremos recorde de blocos de rua e mais de 10 mil ambulantes registrados, segundo a prefeitura.
O que mais vender
“Não são só as bebidas alcoólicas e as carnes que são muito consumidas durante o carnaval. Biscoitos, aperitivos, comidas prontas e congeladas também têm uma boa saída nessa época. Os foliões querem praticidade na hora de repor a energia gasta com a festividade. Por isso, é importante os supermercadistas se abastecerem com esses alimentos de consumo rápido”, diz Leandro.
O especialista apresenta cinco dicas para os supermercados se preparem para aumentarem as vendas nesse período.
1. Análise do desempenho passado e estoque
O primeiro passo é personalizar a experiência de compra de acordo com a localidade e entender o perfil do público que frequenta a loja nesse período festivo. Além disso, é preciso realizar uma análise do desempenho do Carnaval anterior para se adaptar às demandas sazonais. Conforme destaca o especialista Leandro Rosadas “analisar o histórico de vendas é importante. A consistência nas estratégias de estoque é a chave para atender às expectativas dos consumidores e evitar lacunas de oferta durante o pico da demanda”, disse.
2. Preparação da loja e destaque de produtos
A preparação da loja ganha destaque como parte integral da estratégia de vendas. Os supermercados devem usar e abusar de estratégias inovadoras, como a criação de áreas temáticas, como o ‘cantinho do churrasco’ no açougue, e destacando produtos de consumo rápido em locais estratégicos. Leandro ressalta “destacar produtos com merchandising atrativo, como cartazes amarelos chamativos, pode gerar um aumento significativo nas vendas, mesmo para itens mais caros”, revela.
3. Adaptação ao clima favorável
Outro ponto importante é a análise das condições climáticas. Compreender que um período festivo ensolarado pode impulsionar as vendas, principalmente em bebidas. O especialista enfatiza “a capacidade de se adaptar ao clima é uma habilidade valiosa para os supermercadistas durante o Carnaval. Aproveitar o sol pode resultar em ganhos significativos.”
4. Kits prontos
Criar kits pré-montados com itens essenciais para festas de Carnaval, como aperitivos, bebidas e decorações. “Facilitar a vida do cliente com kits prontos é uma estratégia eficaz para impulsionar as vendas, especialmente para aqueles consumidores que buscam conveniência”, afirma o economista.
5. Experiências sensoriais na loja
Incorporar experiências sensoriais na loja, como música temática, aromas agradáveis e amostras de produtos. “Estimular os sentidos dos clientes pode criar uma atmosfera envolvente que os incentiva a explorar mais e aumentar as compras impulsivas”, finaliza Rosadas.
Lucro
Ao adotar essas abordagens, os supermercados estão preparados para transformar o Carnaval em uma celebração lucrativa. A análise detalhada do desempenho passado, a estratégia de destaque na loja e a adaptação ao clima são componentes essenciais para um sucesso comercial duradouro durante a festividade mais animada do ano. Essas práticas não apenas maximizam as vendas, mas também solidificam a presença dos supermercados como destinos preferenciais para compras durante o feriado.
Fonte: SuperHiper