O presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Sirlei Antônio Couto, participou da abertura do Encontro Regional Unidos pela Qualidade do Café, organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) em parceria com o Sindicafé, Sindicato das Indústrias de Café Estado de Goiás. A reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, a FIEG.
Na ocasião, Sirlei fez a abertura do encontro junto com Sandro Mabel, Presidente da FIEG, Pavel Cardoso, presidente da ABIC, Jacques Jamil, presidente do Sindicafé-GO, e Marcelo Costa Martins, presidente da Câmara Setorial de Alimentos e Bebidas da FIEG. Durante o evento, foram expostas as novas exigências para comercialização, a nova rotulagem do café e o uso de inteligência artificial dentro do setor. Além disso, foram compartilhadas informações sobre o mercado de café e estratégias para desenvolvimento dos negócios.
“A ABIC tem importância crucial no cenário nacional, desempenhando um papel fundamental como negociadora de políticas para o setor, promovendo o crescimento e a sustentabilidade da indústria cafeicultora brasileira”, afirma Sirlei Couto. Em seu discurso, o presidente da Agos destacou o trabalho da ABIC como digno de admiração, que busca qualificar os produtos e serviços dentro de um mercado cada vez mais exigente: “Os consumidores buscam por produtos confiáveis e de alta qualidade, e o Selo da ABIC desempenha um papel crucial ao fornecer essa segurança”, declara.
De acordo com a Lei Federal 9.972 de 2000, a responsabilidade pela venda de produtos fora dos padrões é compartilhada entre a indústria e o varejo, e por isso os supermercadistas entendem a importância de ter atenção à qualidade dos produtos que disponibilizam em suas prateleiras, ressalta Sirlei. “Estamos prontos para trabalhar em conjunto para garantir que os consumidores tenham acesso a produtos de café de alta qualidade e que nossa indústria cafeeira continue a prosperar”, afirma, e conclui: “Juntos, podemos alcançar grandes conquistas e elevar ainda mais o padrão de qualidade do café em nosso país”.
O encontro se iniciou no dia 18 de abril, mas continua na sexta-feira, dia 19, com cursos e palestras de qualificação para profissionais e interessados no setor.
Fonte: Assessoria de Comunicação Agos/Comunicare