O faturamento brasileiro da categoria cresceu 14% em 2023, alcançando a marca de R$ 68,6 bilhões
A busca por produtos destinados a animais de estimação no varejo alimentar não é apenas uma tendência; esse nicho ocupa a terceira posição entre os canais de acesso dos consumidores no comércio eletrônico, segundo o Instituto Pet Brasil (IPB). O faturamento do setor pet brasileiro apresentou um crescimento de 14% no ano passado, atingindo a cifra de R$ 68,6 bilhões, conforme previsto pelo IPB com base no desempenho do mercado até 30 de setembro.
Há uma década, o instituto tem promovido o desenvolvimento do setor pet brasileiro, divulgando projeções trimestrais de faturamento anual. O faturamento consolidado de 2022 foi de R$ 60,2 bilhões, representando um aumento de 16,4% em relação a 2021, que registrou R$ 51,7 bilhões, conforme informado pelo IPB no início do ano seguinte.
Cesta de compras
Na esfera do varejo alimentar, os pontos de venda têm se especializado no segmento, preparando-se cada vez mais para atender às necessidades dos clientes por meio de serviços e cuidados com seus animais de estimação. Itens como linha de higiene para pets, tapetes higiênicos, areias sanitárias, caminhas, coleiras, comedouros, brinquedos e acessórios têm conquistado espaço nas prateleiras dos supermercados.
A rede Coop aumentou o espaço dedicado apenas para a categoria em suas lojas para seus cooperados e clientes. “Comercializamos alimentos secos, úmidos e petiscos das importantes marcas do mercado como também a linha de higiene, desde areia para gatos e tapetes higiênicos para cães. A população de pet vem crescendo e ganhando espaço nos lares brasileiros, já contamos com mais de 68 milhões de cães, 42 milhões de aves, 34 milhões de gatos e 22 milhões de peixes. Em 2023, foram produzidas cerca de 4 milhões de toneladas de pet food em território nacional para atender a demanda interna de consumo”, explica a Gerente de Compras Não Alimentos da Coop, Diana Queirós.
A varejista possui um sortimento de alimentos para pets da marca própria Coop e em novembro de 2022 lançou o tapete higiênico Coop que já vem se destacando na preferência do consumidor, de acordo com a rede varejista.
Bons negócios
Ainda de acordo com Diana Queirós, a categoria movimenta aproximadamente de R$ 20 milhões por ano, sendo que o online vem se destacando e ganhando participação, mas a maior venda ainda se mantem nas lojas físicas. A Coop também realiza algumas ações para se destacar e incrementar as vendas, como por exemplo feira de adoção, festival pet, entre outras campanha