Para especialistas, estratégia deve se basear no perfil dos clientes e em comunicação efetiva
A jornada de compra em uma loja física sempre será diferente de qualquer experiência online. Um dos aspectos que só a experiência em um ponto de venda tradicional têm, pelo menos até agora, é o estímulo sensorial. No supermercado, não é apenas o visual da decoração da loja ou as gôndolas bem organizadas que influenciam na decisão de compra. Entre os principais canais de divulgação de informações de produto, preço e promoção nos supermercados, o som tem um papel crucial porque consegue impactar os clientes em qualquer ponto da loja.
Por um bom tempo as redes varejistas selecionavam uma estação de rádio para usar como som ambiente – algo que algumas ainda fazem. Hoje, a tecnologia também contribui para tornar o som ambiente uma ferramenta estratégica para os resultados de vendas dos supermercados. Tatiana Sismeiro, gerente de marketing da rede Supermercados Avenida destaca os aspectos mais importantes antes de implantar uma rádio indoor nos supermercados. “Devemos pensar no cliente, com o objetivo claro de divulgar ofertas, ações, comunicados, mas tem que ter um som ambiente agradável, com músicas mais leves e proporcionar ao cliente uma melhor experiência de compras”, explica.
Segundo a executiva, o principal retorno que a rádio indoor traz para a operação das lojas da rede Avenida é a comunicação efetiva. “O cliente está na loja, aquele é o momento de oferecer o diferencial, ele está dentro do ambiente de compras. Despertar nele o interesse pelo produto é garantia de venda saudável. Além de ser o canal de comunicação mais rápido dentro da loja, seja para colaboradores e clientes”, diz Tatiana.
O que é preciso evitar na rádio indoor
Paulo Moratore, head de vendas da Pricefy by Selbetti, empresa que oferece rádio indoor baseada em IA, também acredita que a grande vantagem de uma rádio indoor para a operação de um supermercado é a melhoria da comunicação com os clientes, colaboradores e parceiros. “Aumenta o tempo de permanência dos clientes na loja, cria um clima agradável com músicas que combinam com o perfil do público-alvo, além de divulgar promoções, ofertas, serviços e outras informações úteis para os clientes”, afirma.
De acordo com Moratore, existem erros que precisam ser evitados na rádio indoor de um supermercado, mas que ainda são comuns. “Ruídos na comunicação podem prejudicar a qualidade do som e a compreensão das mensagens. Músicas inadequadas ao perfil do público podem gerar desconforto, irritação ou desinteresse dos clientes e colaboradores. Anúncios excessivos ou repetitivos desviam a atenção dos ouvintes, reduzindo o impacto das promoções e ofertas”, ensina.
Para a executiva de marketing da rede Supermercados Avenida, as ofertas massivas são comuns nas rádios, mas devem ser evitadas. “O cliente já está na loja e tem sua lista de compras. Precisamos focar em oferecer produtos exclusivos para aquele perfil, que desperte o interesse. Claro que efetivar a venda é o objetivo, mas o som da loja não pode ser um ‘barulho’ na cabeça do cliente”, completa.
Fonte: Super Varejo.