Levantamento apontou as principais causas do aumento de consumo em redes de super e hipermercados no Brasil
A Alelo, empresa de gestão de benefícios, despesas corporativas e incentivos, realizou um levantamento através do ICS, Índice de Consumo em Supermercados em parceria com a FIPE, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, e constatou um crescimento de 16% no consumo em redes de super e hipermercados no ano de 2023.
Em relação a novembro do ano passado, o índice apontou uma queda no número e no valor de transações no mês de dezembro de 2023. Apesar desse dado, os números apresentaram uma melhoria comparado ao mesmo período em 2022, com um crescimento de 10,3% no número de transações e de 16,2% no valor transacionado.
O levantamento também constatou que os supermercados registraram um volume de vendas 8,8% superior ao de 2022. O faturamento de 2023 registrou um aumento de 16,6%, impulsionado pelo crescimento positivo no consumo que atingiu todas as regiões brasileiras, com destaque para o sul (19,4%) e o nordeste (16,9%).
Segundo números apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, os preços da alimentação por domicílio, aquelas entregues em casa, medidos pelo IPCA, Índice de Preços do Consumidor Amplo, cresceram cerca de 1,3% em dezembro, mas no cenário geral, recuaram em 0,5% no ano de 2023.
Restaurantes seguram preço do varejo
O levantamento também apresentou alterações no Índice de Consumo em Restaurantes, ICR, como a retração dos números de dezembro de 2023 em comparação ao mês anterior. Em relação ao mesmo período de 2022, os números apresentaram uma queda de 5,8% no número geral de transações efetivadas.
O valor das vendas do setor subiu ligeiramente em 0,4%, sustentado pelo aumento de 6,6% no valor médio de transação. Em 2023, os restaurantes apresentaram um volume de vendas de 2,1% inferior ao mesmo período de 2022. Com relação ao faturamento o crescimento foi de 3,7% nas vendas, em paralelo aos 5,9% no valor médio por transação.
Seguindo a mesma linha do ICR, o IPCA/IBGE apresentou um aumento de 0,5% na alimentação fora dos domicílios, enquanto a inflação acumulada foi de 5,3%. O ICS e o ICR são índices que acompanham o comportamento das transações em estabelecimentos como supermercados, quitandas, mercearias, hortifrutis, sacolões, e são diretamente influenciados pela demanda de setores como bares e restaurantes.
Fonte: Asserj.