Em Notícias · 27 setembro 2019

Fonte: SuperVarejo

Consumidores já podem encontrar itens da Piracanjuba em algumas das grandes redes de farmácias do Brasil, como Raia Drogasil, Nissei, Extrafarma, Araújo, Maxi Econômica e Hiperfarma, entre outras.  

Segundo divulgado pela empresa, é uma tendência internacional que as farmácias deixem de serem restritas a medicamentos. Conforme pesquisa da IMS Health, 34% das pessoas que vão às drogarias para adquirir medicamentos aproveitam o deslocamento para comprar outras categorias, como itens de higiene, beleza e nutrição. 

 De acordo com o gerente comercial da Piracanjuba, Wesley de Pádua Barbosa, a presença da marca nos canais de farmácia disponibiliza aos consumidores uma parcela das inovações em produtos da empresa. “Ao estarmos nesses ambientes, firmamos nossa essência, como especialistas em leite, e oferecemos produtos confiáveis e nutritivos aos shoppers e consumidores que buscam pela melhor qualidade de vida”, afirmou em comunicado enviado à imprensa. A intenção é que, a partir dos próximos meses, a Piracanjuba amplie os parceiros nos canais de farmácias, alcançando grande parte dos estados brasileiros.

Esse modelo de negócio permite à indústria avançar no D2C (direct-to-consumer), permitindo que as marcas ampliem seus formatos de vendas. Nessa busca das marcas de aumentar o formato de vendas, justifica-se ainda mais a discussão para que os supermercados possam comercializar medicamentos MIPs, que são aqueles que não precisam de receita médica, como analgésicos, antitérmicos e outros normalmente vendidos na frente dos caixas nas redes farmacêuticas. Essa aliás, é umas reivindicação antiga do setor.  

Vale destacar que, independente da categoria de produtos, quando há essa pluralidade de canais o mais importante é que se tenha uma clara política de distribuição, levando em conta preço, logística, abastecimento e promoção, entre outros pontos. A possível venda dos MIPs em supermercados dará acesso àqueles que precisam se deslocar para comprar esse tipo de medicamenteo, dada a capilaridade dos supermercados em todas as regiões. Essa pode ser uma alternativa interessante de comodidade e serviço ao cliente.