Pesquisa aponta que churrasco será prato principal em 26% dos lares na segunda data mais importante do varejo nacional
Uma pesquisa realizada pela Score Retail,em parceria com a Hibou – empresa de pesquisa e insights de mercado e consumo, entrevistou 1123 pessoas para entender o comportamento do consumidor para o Dia das Mães 2023 no Brasil. Entre os dados, 54% dos brasileiros apontaram que não abrem mão do tradicional almoço em família, 68% dos entrevistados disse que a celebração será intimista, ou seja, apenas com as pessoas mais próximas. 33% dos entrevistados disse que irá para a casa da mãe ou sogra.
A pesquisa perguntou ainda quais os pratos tradicionais que não podem faltar na mesa ou que os entrevistados irão preparar para o Dia das Mães. O resultado apontou destaque para dois queridinhos da culinária brasileira. Na comemoração de 26% dos entrevistados, o prato principal será churrasco, outros 25% apontaram que a comemoração terá lasanha como destaque do almoço.
Este será o prato principal na casa de Manuela Nóbrega, moradora do setor Garavelo, em Aparecida de Goiânia, após três anos. “Desde o começo da pandemia nunca comemoramos o Dia das Mães com churrasco. No primeiro ano não tinha clima. No segundo ano estava desempregada. Ano passado, foi bem magrinho porque as coisas estavam muito caras e eu estava sustentando a casa sozinha”, disse.
A Associação Goiana de Supermercados (Agos) acredita que o churrasco também será o prato principal no estado de Goiás. A entidade projeta aumento de 20%, que segundo Gilberto Soares da Silva, vice-presidente da Agos, já está acontecendo. Ele explica que o aumento do consumo acontece graças ao recuo do preço da carne bovina. Soares da Silva destaca ainda que além da carne bovina, existe uma boa expectativa para o aumento também das bebidas.
O vice-presidente da Agos explica ainda que este será o primeiro Dias das Mães realmente sem pandemia e, que, por isso, as pessoas estão com vontade de comemorar e “recuperar o tempo perdido”. Ele detalha que, tanto a indústria, quanto os supermercados prepararam ofertas e promoções para atrair ainda mais o consumidor que ainda está com receio de investir um pouco mais na data.
Ligia Mello, coordenadora da pesquisa de comportamento do consumidor, explica que as datas comemorativas são momentos especiais e de experiências únicas. De acordo com ela, mesmo com a economia ainda instável, quando os consumidores apontaram cautela cautela financeira, o comportamento do consumidor de não deixar a data passar em branco aponta o reconhecimento da data e a alta valorização do brasileiro por construir lembranças.
Fonte: Diário de Aparecida