Lojas autônomas, inclusão social e energia “verde” estão entre os destaques apresentados na EuroShop 2023
A tecnologia aplicada no setor supermercadista faz com que toda a cadeia evolua a partir de soluções cada vez mais assertivas para a operação de lojas, centros de distribuição, estoque, entre outros. Este ano, a EuroShop, feira de bens de consumo para o setor de varejo realizada a cada três anos em Düsseldorf, Alemanha, apresenta algumas soluções tecnológicas que serão usadas no setor varejista em 2023.
As lojas autônomas são vistas como um caminho sem volta para o varejo e cada vez mais empresas oferecem este conceito de experiência de compra ao seu cliente. De acordo com Mareike Kleimann, líder de projeto do ALDI Shop & Go, a empresa explora diferentes maneiras de tornar as compras o mais fácil possível, otimizar a experiência do cliente e os processos internos. Para a executiva, a visão computacional é uma das principais tendências em tecnologia, combinada com aprendizado de máquina e inteligência artificial.
As soluções tecnológicas apresentadas na EuroShop também mostram que é possível gerar mais mobilidade aos clientes usando a tecnologia para guiar consumidores cegos ou com alguma deficiência visual, assim como aqueles com ansiedade social, pelos corredores da loja. A parceria entre a rede britânica Asda e a GoodMaps resultou em uma solução capaz de fazer uma varredura física da loja usando uma câmera que identifica todos os produtos e gôndolas no PDV e reúne as informações mais relevantes para o consumidor.
Consumo de energia
O varejo europeu é um dos mais desenvolvidos do mundo quando o assunto é fonte alternativa de energia e a rede belga Delhaize aplica tecnologia na sua operação para atender às metas ambientais estabelecidas pelo governo do país. Uma das soluções da empresa é optar por caminhões movidos a hidrogênio para fazer o transporte de mercadorias entre o centro de distribuição e os supermercados na região. De acordo com Dirk Hautekeete, diretor de transporte da Delhaize, o uso de múltiplas tecnologias será a resposta para a questão verde e a tecnologia bicombustível pode ajudar no transporte e logística de longa distância, garantindo reduções significativas de emissões.
A Toshiba aposta em tecnologia para tornar o checkout mais ecológico a partir do programa de gerenciamento de energia “Green Up Your Checkout”, que tem como objetivo principal ajudar os empresários e gestores a reduzir o consumo de energia no ponto de venda. Durante o evento, a marca também apresentou o Toshiba Global Commerce Solutions, com portfólio de soluções de hardware, software e serviços. Entre os destaques estão o Vision Kiosk Concept, um quiosque de autoatendimento com visão computacional; o Mobile POS com Pin-on-Glass integrado como alternativa para o checkout; e ferramentas de segurança contra perdas.
Fonte: Super Varejo