Em Destaque · 27 maio 2021

As redes respondem por quase 70% do crescimento dos negócios com as 20 maiores indústrias de bens do consumo do país

Varejistas regionais, concorrentes dos grandes grupos, foram responsáveis por quase 69% do crescimento das 20 maiores indústrias de consumo do país no intervalo de março de 2020 a fevereiro de 2021. Nesta lista estão redes com força local, como grupo Muffato e Zaffari, mas também pequenos negócios.

“Não nos recordamos de taxas perto destes 70% nos anos anteriores. E supera a participação de 63% que o varejo regional tem nas vendas no país. Isso mostra que na pandemia houve uma maior aproximação da indústria com essas cadeias”, afirma Roberto Butragueño, diretor da Nielsen, responsável pelo levantamento desses dados.

A Nielsen separa redes regionais das nacionais e neste segundo grupo estão Carrefour, GPA, Big, Cencosud, Dia e Americanas. Segundo ele, as 20 maiores indústrias cresceram de forma mais acelerada no varejo regional do que no nacional nos 12 meses acumulados até fevereiro de 2021. Na lista das 20 fabricantes estão Coca-Cola, Ambev, Unilever, P&G, e entre outras. A Nielsen recebe dados semanais das redes e dos fornecedores para chegar a esses cálculos.

Os dados ainda mostram que os lojistas regionais fizeram reajustes em média 50% menores que as grandes redes na pandemia. Para não perder margens, as cadeias podem ter tentado ganhar no maior volume contratado dos fornecedores, em acordos com c com condições comerciais específicas. “Estamos falando aqui de regionais importantes, como os grupos Mateus ou Pereira, por exemplo. Pode ter tido alguma combinação estratégica entre lojas e fabricantes”, diz.

Fonte: Por Adriana Mattos, Valor