Em Destaque · 15 julho 2025

Projeto pioneiro da Agos começa no Supermercado Ponto Final e une sustentabilidade, economia e engajamento dos consumidores com sorteio de prêmios

Um dos principais gargalos financeiros dos supermercados atualmente está no custo com sacolas plásticas, que pode ultrapassar R$ 1 milhão por mês em algumas redes. Além do impacto econômico, o problema se estende ao meio ambiente: de decomposição lenta, as sacolas contribuem para o entupimento de bueiros, aumentam os riscos de enchentes nas cidades e representam uma séria ameaça à fauna quando descartadas de forma inadequada — sobretudo em rios e oceanos.

“Pensando em soluções práticas e sustentáveis, a Associação Goiana de Supermercados (Agos) deu um passo importante rumo à conscientização ambiental e à redução de custos para seus associados”, explica o superintendente da Agos, Augusto de Araújo Almeida. Em parceria com a empresa goiana Neobag, especializada na produção de bags ecológicas e sacolas retornáveis, foi iniciado um projeto inovador que oferece aos supermercados a possibilidade de substituir as sacolas plásticas por opções reutilizáveis, térmicas e acessíveis.

“Estamos fazendo um trabalho de impulsionar as sacolas retornáveis, que além de ecologicamente corretas, são práticas para os consumidores. A ideia é substituir gradativamente o uso da sacola plástica e ainda oferecer vantagens ao cliente”, afirma Gilberto Soares, vice-presidente da Agos e proprietário do Supermercado Ponto Final, primeira loja a aderir à campanha.

Como funciona a parceria?

A Neobag fornece os modelos de bags aos supermercados associados a um valor acessível. Cada estabelecimento pode, então, comercializar as sacolas com seus clientes, promovendo uma mudança cultural no consumo e no descarte de materiais plásticos. Inicialmente, dois modelos estão disponíveis no Ponto Final: uma sacola de TNT a R$ 2,99 e outra térmica a R$ 4,99.

Para incentivar a adesão, cada compra de bag dá direito a um cupom para concorrer ao sorteio de uma TV de 55 polegadas. Caso o cliente volte ao supermercado com a mesma sacola para fazer compras, ganha mais um cupom. A campanha terá duração de 60 dias e deve se estender a outros supermercados associados.

“A aceitação está sendo fantástica. Nossa intenção é expandir essa campanha e criar uma grande corrente de conscientização ambiental. Esse projeto é de utilidade pública e tem tudo para gerar uma transformação de verdade”, destaca Gilberto Soares.

Economia que se transforma em benefício para o cliente

De acordo com o supermercadista, o valor mensal investido em sacolas plásticas — cerca de R$ 80 mil — pode futuramente ser revertido em promoções e descontos nos produtos. A economia gerada pela adoção das bags ecológicas poderá ser direcionada para ações que valorizem os consumidores, tornando o supermercado mais competitivo e sustentável.

Sustentabilidade acessível: o propósito da Neobag

A Neobag, parceira da Agos neste projeto, nasceu com a missão de oferecer produtos reutilizáveis, térmicos e duráveis que aliam design, praticidade e compromisso com o meio ambiente.

“Criamos a Neobag com o propósito de facilitar a rotina das pessoas e reduzir o consumo de plásticos descartáveis, oferecendo uma alternativa acessível e de qualidade para todos”, explica Jhulie Ferreira Calgarotto, sócia da empresa.

“É muito gratificante participar de uma iniciativa que une impacto ambiental positivo e geração de valor para o comércio e para o consumidor. Acreditamos que a parceria com a Agos pode ser um marco na mudança de hábitos no varejo goiano”, complementa Henrique Reges de Carvalho, também sócio da Neobag.

Próximos passos

A Agos já articula a ampliação da campanha para outras redes associadas, fortalecendo um movimento de transformação coletiva que visa não apenas a economia para os empresários, mas também um legado de responsabilidade socioambiental.

Supermercados associados interessados em aderir à iniciativa podem entrar em contato com a Agos para orientações sobre como integrar o projeto e acessar as condições exclusivas da parceria com a Neobag.