Em Destaque · 24 maio 2021

No ano passado, o setor supermercadista respondeu por 7,5% das riquezas geradas pelo País, de acordo com a 44ª edição do Ranking ABRAS

O ano de 2020 representou mais um período de crescimento para o setor supermercadista brasileiro, conforme revelam os dados da 44ª edição do Ranking ABRAS, com base no estudo Estrutura do Varejo, realizado pela NielsenIQ exclusivamente para esta pesquisa. Os principais dados do Ranking ABRAS 2021 foram apresentados em evento virtual na noite desta quinta-feira (20).

No ano passado, o setor alcançou um faturamento de R$ 554 bilhões, considerando todos os canais de distribuições dos supermercados (vizinhança, supermercado tradicional, hipermercado, atacarejo, e-commerce). O resultado registrado em 2020 pelo setor representa 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Este desempenho foi obtido a partir da operação de um universo de estabelecimentos que também cresceu, chegando a um total de 91.351 lojas, demonstrando a força de um setor que, mesmo em meio a um cenário tão delicado, conseguiu ampliar ainda mais a sua capilaridade. “Um crescimento assim, em meio a um ano tão difícil, demonstra a força do setor e a credibilidade que ele tem junto aos 28 milhões de consumidores que passam, diariamente, nas lojas do autosserviço todo o País”, comemorou o presidente da ABRAS, João Galassi.

O setor também avançou em outros importantes indicadores de desempenho, como o de geração de empregos, por exemplo. Sendo, reconhecidamente, um dos maiores empregadores do País, em 2020, o autosserviço contabilizou um efetivo profissional de 3 milhões de colaboradores diretos e indiretos.

A live de apresentação do Ranking ABRAS chegou a ser acompanhada por mais de cinco mil profissionais da cadeia de abastecimento de forma simultânea, mas, até a tarde desta sexta-feira, o evento, cuja gravação encontra-se disponível no canal do Youtube da entidade, já havido sido visualizado por mais de 26,6 mil pessoas.

Fonte: SuperHiper