Em Destaque · 20 setembro 2023

Durante os três dias de evento, mais de 20 mil pessoas visitaram a feira que movimentou negociações acima da meta de R$ 120 milhões

A SuperAgos, maior feira para supermercadistas e panificadores do Centro-Oeste realizada pela Associação Goiana de Supermercados (Agos) e com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), teve a sua 20° edição realizada na última semana, entre os dias 13 e 15 e superou todas as expectativas. O evento atraiu uma participação recorde, com um público de mais de 20 mil pessoas, entre visitantes, expositores, empresários e executivos.

A feira contou com uma agenda rica e diversificada para os representantes do setor supermercadista, que incluiu 14 palestras e 12 oficinas ligadas ao tema central do evento que foi “Conecte-se: O Varejo do Futuro que Impacta o Presente”. Os workshops abordaram, principalmente, os desafios e oportunidades mais urgentes enfrentados pelo comércio goiano.

Além disso, a feira conseguiu feito inédito em sua história e comercializou 100% de todo seu espaço, com mais de 120 estandes disponíveis para visitação. Ao todo foram mais de 3,5 mil CNPJs inscritos. De acordo com o presidente da Agos, Sirlei Couto, a feira foi um sucesso comercial e proporcionou um grande número de conexões entre os empresários, consumidores e supermercados do centro-oeste. Ele ressalta que nesta edição, as negociações realizadas ultrapassaram os R$120 milhões.

“A edição da SuperAgos deste ano superou todas as nossas projeções iniciais, seja de público ou de negócios. Ficou evidente que as parcerias feitas para a realização da feira fortaleceram ainda mais sua posição como um evento de referência no setor, não só de Goiás, mas de todo o Brasil e com ligações internacionais”, relata.

A JR Distribuição esteve presente como marca expositora pela primeira vez nesta edição. Ruyther Saran, gestor de marketing da empresa destacou a recepção do público e os negócios que surgiram durante a feira. “Nosso estande ficou lotado todos os dias e vários fornecedores visitaram o espaço para realizarem contato. Essa troca nos possibilitou a realização de grandes vendas”, revela.

O vice-presidente institucional e administrativo da ABRAS, Márcio Milan, enfatiza a importância da feira e como ela está ligada ao cenário econômico e social do Brasil. “Esse é o momento em que a indústria apresenta as novidades e os serviços para os supermercados. Nós sabemos que todo e qualquer produto, antes de chegar na casa do consumidor, passa pelas prateleiras dos mercados. Nesse sentido, esse evento é a conjunção de vários fatores positivos como, por exemplo, o aumento no consumo dos brasileiros”, diz.

Em adição à presença de representantes de 22 estados brasileiros e dos 246 municípios goianos, a 20° edição foi a primeira a contar com um estande internacional. A Embaixada Argentina teve um espaço com a finalidade de dar visibilidade à produção de um dos principais parceiros comerciais do Brasil e, colocar em contato os empresários argentinos e os brasileiros. Ao todo, seis países foram representados na feira.

A tecnologia foi um dos grandes destaques. As empresas que marcaram presença não pouparam em inovação e investiram em ambientes criativos e na cultura das redes sociais que impulsionam novas utilidades para negócios. Por todos os corredores foi possível observar estandes lotados e com grande interesse do público por registrarem suas visitas.

Diversas marcas procuraram apresentar facilidades e assim alcançar novos clientes. Aplicativos para gestão de supermercados e uso de inteligência artificial e BI foram algumas das novidades que chamaram a atenção este ano.

O economista e professor da Unialfa, Aurélio Troncoso, explica que a realização da SuperAgos 2023 foi um grande sucesso. De acordo com ele, mesmo em um momento econômico difícil, pequenas, médias e grandes empresas participaram e mostraram os seus produtos. “A feira reuniu os principais setores da economia do Estado de Goiás. Representantes da indústria, do varejo e atacado e da área do setor de serviços estiveram presentes e agregaram valor. Essa junção colaborou para a efetivação de negócios e, consequentemente, gira a economia goiana”, destaca.

Além da ABRAS, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), também foi um dos grandes apoiadores da feira. Ao todo, 26 pequenos negócios goianos que participaram como expositores receberam o suporte do Sebrae.

O Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio, também esteve presente e, além de agradecer à Agos por realizar um evento de tamanho magnitude, se colocou como um parceiro, sobretudo para apoiar as negociações que beneficiam os empresários goianos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Agos/Comunicare