Mais de 15 painéis com diversos especialistas foram realizados durante a feira com o objetivo de compartilhar conhecimento e técnicas para otimizar os negócios
A SuperAgos 2023, maior evento supermercadista do centro-oeste, além de proporcionar uma oportunidade para as empresas mostrarem os seus produtos e realizarem negócios, foi um grande centro de conhecimento e inovação, com uma série de palestras que mantiveram os participantes conectados com o tema da feira.
Durante os três dias de evento, mais de 25 oficinas, aulas e workshops, com renomados representantes de diversos setores, trouxeram os mais diferentes tópicos, explorando o futuro da tecnologia ligada aos supermercados. Diversificação de produtos, técnicas para conquistar clientes e relacionamento com colaboradores foram alguns dos itens apresentados.
Uma dessas palestras foi realizada por Renato Miguel, consultor de varejo e distribuição e CEO da Inovatta Consulting. Com o tema “Como obter performance no setor de compras”, o painel do especialista foi voltado para o comprador, que é o responsável por estabelecer o elo entre a indústria e o varejo. Renato explicou a importância desta ligação feita pelo profissional e mostrou as melhores estratégias para conseguir uma melhor produtividade.
Já o professor pós-doutor em Direito, José Eduardo Miranda, diretor da escola de negócios, saúde, politécnica e ensino médio da Unialfa, durante a sua palestra “Liderança e felicidade: bem-estar da equipe como estratégia de alavancagem de resultados”, falou ao público da feira sobre como manter um equilíbrio entre o que se produz e quem está por trás deste resultado.
“Construiu-se um entendimento de que o bem-estar da equipe é intrínseco ao desenvolvimento da felicidade de cada membro do time e, esse bem-estar, relacionado com grau maior ou menor de satisfação de integrante da equipe está subjugado ao exercício de pertencimento do cliente dentro do ambiente do supermercado. Esse sentir fazer parte é o que acaba criando a fidelização”, explicou o professor durante o painel.
Vanessa Silva Bispo, supervisora geral do Supermercado Real, participou como ouvinte de algumas palestras, entre elas “Inteligência emocional e cenário pós-pandemia” com o psicólogo Alexandre Buteco e “Sua empresa é lucrativa? Como chegar ao lucro nos negócios” com o especialistas em finanças Fernando Aarão. De acordo com Vanessa, os workshops foram importantes, sobretudo por explicar ações que podem ser usadas no dia a dia.
“A palestra sobre inteligência emocional foi muito importante e útil para gente, sobretudo por tratar do tópico pós-pandemia. Esse tema influencia diretamente o nosso ambiente e nossa equipe de trabalho e nós precisamos de alguns instrumentos para lidar com essa questão e essa exposição do especialista ajudou nesse quesito”, relata.
O engajamento no mundo dos negócios refere-se à conexão emocional, comprometimento e motivação dos funcionários, clientes e outros stakeholders com uma organização. Quando bem gerenciado, ele pode trazer diversos benefícios que contribuem para a vantagem competitiva de uma empresa, e foi isso que o professor Iyad Amado Hajoj, diretor de marketing, comercial, relacionamento e fidelização da Unialfa, explicou durante a sua palestra.
Com o título “Você e seu time são engajados? Engajamento como fonte de vantagem competitiva”, o workshop do especialista abordou pontos como relacionamentos estratégicos, humanização, feedbacks e respeito ao outro. De acordo com ele, é importante para os empresários entender o verdadeiro papel do colaborador dentro de um negócio para assim otimizar a relação e melhorar o ambiente.
Fonte: Assessoria de Imprensa Agos/Comunicare – Willian Oliveira