NielsenIQ revela que o trade down é a operação repetida com maior frequência nas lojas
Durante apresentação de pesquisa no Smart Market da Abras, o diretor de Varejo Vertical da NielsenIQ, Roberto Butragueño Revenga, chamou atenção dos supermercadistas: o consumidor adequa suas escolhas, adotando novos hábitos. A inflação elevada deixa o cliente preocupado e por consequência, muda sua rotina e adota novas esvolhas.
Estudos da NielsenIQ provam que houve uma redução no consumo fora do lar e o corte aos serviços supérfluos. Para fazer valer seu poder de compra, diversifica canais (incluindo on-line), buscando custo-benefício. Reduz as idas ao ponto de venda, efetuando a antiga compra do mês.
“Nas lojas, o consumidor revê o tamanho das embalagens, de olho nas opções que cabem no bolso. Com mais frequência, o cliente realiza o trade down, a troca por marcas mais baratas. Diante de todo esse cenário, reduz o volume de produtos e raciona a compra” conclui Revenga.
Fonte: SuperHiper