Em Destaque · 20 dezembro 2024

Entidades e supermercadistas vêem com otimismo movimentação nas lojas antes da ceia

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa é que o Natal 2024 movimente cerca de R$ 69,75 bilhões em vendas, o que representa um aumento real de 1,3% no faturamento do varejo. Embora os números ainda não se igualem aos dados pré-pandemia, o clima é de otimismo para os supermercados e hipermercados, que deverão representar 45% (R$ 31,37 bilhões) da movimentação financeira no período.

Em São Paulo, a projeção também é boa. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) aponta que as receitas do varejo devem crescer 9% em dezembro na comparação com o mesmo mês do ano passado. Nas previsões, os supermercados serão responsáveis por mais de um terço do faturamento total do varejo paulista (34%) e crescerão cerca de 7% neste Natal.

Para Doane Moda, Diretora de Marketing do Enxuto Supermercados, as perspectivas de vendas da rede para a semana do Natal de 2024 são otimistas, com crescimento moderado entre 10 e 13%, refletindo tanto o ambiente econômico desafiador quanto as expectativas de consumidores mais cautelosos. O foco, conforme a executiva, estará em compras mais planejadas, com destaque para produtos de valor agregado e experiências personalizadas.

“Nós, do Enxuto, estamos com várias ações promocionais para ajudar o consumidor encher a mesa e ainda ter muita economia. Um exemplo é a mais nova data do calendário do Enxuto, o dia X, onde uma vez por mês temos um dia cheio de ofertas imperdíveis. Estamos otimistas, com estratégia de mix e sortimento adequados, e mídias on e off impulsionando as vendas”, conta.

Estratégias e categorias

A rede Pague Menos implementou táticas robustas para maximizar as vendas na semana do Natal com base nos resultados obtidos em 2023. Além da ativação antecipada de produtos natalinos, da sinergia com a Black Friday e do lançamento de revista especial com sugestões de presentes e produtos para as festividades, a análise baseada na curva de vendas de 2023 foi adotada para intensificar o abastecimento de itens estratégicos como lentilhas e leite de coco, cuja demanda cresce significativamente no final do ano. “A gestão por dados é responsável em nos disponibilizar essas informações”, diz Sergio Biagioli, Diretor Comercial, que pontua que as categorias com maior potencial de liderança nas vendas durante a semana do Natal de 2024 refletem tanto o comportamento do cliente quanto as tendências do mercado atual.

“Destacamos carnes da temporada com foco principal nas aves natalinas, que apresentam preços mais acessíveis em comparação a outras proteínas. Esse posicionamento estratégico atende à demanda de consumidores que buscam alternativas econômicas sem abrir mão da tradição”, comenta Sergio.

Refrigerantes e cervejas continuam sendo destaques absolutos, com vendas expressivas. A alta temperatura típica da estação e o hábito de celebrações reforçam a importância dessa categoria no mix natalino. “Já o bacalhau, que registra aumento significativo no custo, deve ter uma demanda mais moderada este ano. O mesmo vale para o azeite, que também apresenta preços elevados, impactando as vendas dessas categorias”, avisa.

Na Coop, as expectativas são as melhores possíveis. “As perspectivas são muito boas porque teremos um final de semana prolongado, o que ajudará a diluir a venda na semana que antecede o Natal. Acreditamos que as categorias sazonais nos permitirá atingir um crescimento de dois dígitos em relação a 2023”, observa Marcos Rodrigues, gerente de Compras de Perecíveis da rede.

Fernanda Dalben, diretora de Marketing da rede Dalben Supermercados, prevê um aumento de 10% a 15% nas categorias de alto giro típicas da sazonalidade na semana do Natal. “A inflação é um desafio e o bolso do consumidor está cada vez mais comprometido. Mas, por se tratar de varejo alimentar, as nossas expectativas são sempre boas nessa época, porque as pessoas não deixam de fazer a ceia tradicional”, argumenta.

A intensificação de promoções mais agressivas e estratégicas e em mídia digital são as abordagens previstas. “Na semana do Natal as pessoas costumam procurar produtos mais frescos, carnes, bebidas e presentes de última hora. São alguns dos itens que vamos reforçar, além de categorias premium”, destaca Fernanda.

Fonte: Super Varejo