Profissional dá dicas de como reduzir o desperdício dentro do varejo
É sabido que donos de supermercados estão sempre investindo para atrair clientes, aumentar o faturamento e reduzir custos, mas ações simples também podem contribuir para o aumento do faturamento. De acordo com o economista especializado em gestão de supermercados, Leandro Rosadas, estratégias simples e mais acessíveis, como melhorias no setor de hortifruti, podem aumentar em até 15% o faturamento de uma loja.
“A seção de hortaliças, frutas e legumes é considerada, atualmente, o setor com o maior índice de desperdício dentro do varejo. Com algumas dicas básicas e o investimento em novos produtos in natura, o dono do supermercado, além de evitar o desperdício, poderá aumentar a lucratividade da sua loja nesse setor”, orienta.
Um dado que corrobora esse contraponto de lucro x desperdício no setor de hortifruti é a pesquisa da Hortifruti Brasil, que indica que a seção pode ser responsável por 10% a 20% do faturamento de um supermercado de varejo. Entretanto, segundo dados da FAO/ONU divulgados na Hortifruti Brasil, anualmente, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são perdidos ou desperdiçados na cadeia de alimentos, o que corresponde a 30% do produzido no mundo.
De acordo com Rosadas, o hortifruti é um dos setores que mais dá retorno em um supermercado, mas também pode ser o que tem maior índice de perda. “Às vezes, a fruta não está aparentemente bonita, mas ainda está totalmente apta para o consumo. Fazer sucos com as frutas ou fazer uma salada de fruta enquanto ainda podem ser consumidas é uma boa estratégia para ser adotada pela seção de hortifruti. Você aumenta a cartela de produtos nesse setor e ainda gera mais lucratividade, porque são iniciativas que costumam ter uma boa saída no verão”, sugere.
O especialista também orienta sobre a disposição dos produtos nesse setor e como mudanças simples na paleta de cores pode fazer a diferença na receita do supermercado. “No hortifruti, as cores são muito importantes, porque elas atraem e chama a atenção dos clientes. Não funciona, em uma estratégia de venda no varejo, fazer uma bancada toda verde. O ideal é intercalar produtos com cores contrastantes e assim tornar a exposição atrativa para os olhos do consumidor. A arrumação da loja nesse setor faz toda diferença”, avalia.
Outra iniciativa que contribui para aumentar o tíquete médico são embalagens com produtos selecionados, que tenham uma boa aparência. “Além de aumentar a margem, essa estratégia facilita a vida do cliente na hora de escolher o que ele levará para casa, já que essa embalagem dá uma maior visibilidade para identificar a qualidade do produto”, orienta.
Rosadas destaca ainda que facilitar a experiência do cliente, no momento de visualizar os preços, também é outro ponto importante para aumentar a lucratividade no hortifruti. “Colocar uma placa grande acima da bancada de verduras ou legumes informando o valor do alimento é uma iniciativa que os clientes gostam, porque facilita a decisão de compra e chama para a urgência em adquirir o produto. Contudo, vale tomar cuidado para essa placa ou cartaz não cobrir as frutas, legumes e verduras”, conclui.
Fonte: SA Varejo