Em Destaque · 14 fevereiro 2023

O setor pode elevar em até 15% o faturamento da loja; conheça dicas simples para evitar o desperdício

Obras de infraestrutura, como refrigeração e modernização, softwares de gestão e até aplicativos para compras on-line são alguns dos investimentos que estão na mira dos donos de supermercados, a fim de atrair mais clientes, aumentar o faturamento e reduzir os custos. Contudo, para o economista especializado em gestão de supermercados, Leandro Rosadas, estratégias simples e mais acessíveis, como melhorias no setor de hortifruti, podem aumentar em até 15% o faturamento de uma loja.

“A seção de hortaliças, frutas e legumes é considerada, atualmente, o setor com o maior índice de desperdício dentro do varejo. Com algumas dicas básicas e o investimento em novos produtos in natura, o dono do supermercado, além de evitar o desperdício, poderá aumentar a lucratividade da sua loja nesse setor”, orienta o economista.

Um dado que corrobora esse contraponto de lucro x desperdício no setor de hortifruti é a pesquisa da Hortifruti Brasil, que indica que a seção pode ser responsável por 10% a 20% do faturamento de um supermercado de varejo. Entretanto, segundo dados da FAO/ONU divulgados na Hortifruti Brasil, anualmente, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são perdidos ou desperdiçados na cadeia de alimentos, o que corresponde a 30% do produzido no mundo. E o segmento de FLV (frutas, legumes e verduras) é o líder das perdas.

De qualquer forma, o hortifruti é um dos setores que mais dá retorno em um supermercado e, com criatividade, é possível expandir o tempo de consumo. No caso das frutas, por exemplo, a área pode fazer sucos ou preparar uma salada com itens diversos, criando uma refeição com maior valor agregado – e muito procuradas no verão.

Outro ponto de atenção é a disposição dos produtos: especialistas acreditam que mudanças simples na paleta de cores pode fazer a diferença na receita do supermercado. “No hortifruti, as cores são muito importantes, porque elas atraem e chama a atenção dos clientes. Sempre sugiro que o lojista invista no contraste de cores nas prateleiras. Não funciona, em uma estratégia de venda no varejo, fazer uma bancada toda verde. O ideal é intercalar produtos com cores contrastantes, como por exemplo, cenoura, pepino, tomate, chuchu, batata, beterraba; legumes de cores diferentes, um ao lado do outro, e assim tornar a exposição atrativa para os olhos do consumidor. A arrumação da loja nesse setor faz toda diferença”, explica Leandro.

Fazer embalagens com produtos selecionados, que tenham uma boa aparência, também é outra iniciativa sugerida para aumentar o ticket-médio no hortifruti, a exemplo dos alhos roxos selecionados e embalados em uma bandeja. “Além de aumentar a margem, essa estratégia facilita a vida do cliente na hora de escolher o que ele levará para casa, já que essa embalagem dá uma maior visibilidade para identificar a qualidade do produto”, orienta.

Facilitar a experiência do cliente, no momento de visualizar os preços, também é outro ponto importante para aumentar a lucratividade no hortifruti. “Colocar uma placa grande acima da bancada de verduras ou legumes informando o valor do alimento é uma iniciativa que os clientes gostam, porque facilita a decisão de compra e chama para a urgência em adquirir o produto. Contudo, vale tomar cuidado para essa placa ou cartaz não cobrir as frutas, legumes e verduras”, finaliza Rosadas.

Fonte: SuperHiper