
Em recuperação judicial, a rede já havia anunciado o fechamento de outras três unidades “deficitárias”
Quatro unidades do Super Barão continuam fechadas temporariamente para reestruturação: duas em Goiânia, a da Praça Tamandaré e do Centro, além dos supermercados em Rio Verde e Goianira.
O grupo teve o pedido de recuperação judicial acatado pela Justiça e aguarda os desdobramentos jurídicos para dar andamento ao plano de recuperação. Além disso, como já foi noticiado, o grupo fechou três unidades por “apresentarem desempenho deficitário”: Jaraguá, Aparecida Shopping e Trindade Sul. De acordo com a assessoria, todas as outras unidades estão funcionando, mesmo com horários reduzidos.
O superintendente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Augusto Almeida, disse em entrevista ao Jornal Opção que acompanha o caso com pesar. “Era uma empresa muito importante para o Estado de Goiás, gerava muito emprego, movimentava muito a economia. Era um orgulho para a gente. Como associados, a Agos tinha muito orgulho”, disse.
Augusto explicou que a empresa tinha bons números de faturamento – em 2024, estavam entre as 100 empresas de supermercado que mais faturaram no país (89º lugar) -, mas que isso não necessariamente significa que os resultados positivos refletiam no lucro. Nos últimos meses, o Super Barão passava por dificuldades financeiras e, em diversas lojas, era possível encontrar prateleiras vazias.
“O segmento tem trabalhado com margens muitas vezes negativas. Em um supermercado médio há cerca de 30 mil itens de venda, e eles trabalham com margem negativa em grande parte desses itens, isso devido à inflação, que foi alta, e a gente precisa colocar preço bem baixo. Às vezes há prejuízo para que movimente. Realmente é uma luta muito grande para manter o consumo dos lares brasileiros em alta”, explicou.
Segundo Augusto, a Agos tentou contato com a empresa para oferecer ajuda, mas não conseguiram conversar. “Com certeza reflete no mercado quando você tira um player tão grande. Vai movimentar, mudar as relações”, disse Augusto.
História da empresa
O Super Barão foi inaugurado em 27 de abril de 1992 com o nome de Mercadinho P2, situado na rua P2 no Setor dos Funcionários, em Goiânia. Em 2001, a empresa passou a funcionar na rua P16, no mesmo setor. Com o crescimento, foi inaugurado um segundo supermercado, no setor Cidade Jardim, já com o nome de Super Barão Supermercado. A empresa possuía 26 lojas em todo o Estado.
Fonte: Jornal Opção