Em Destaque · 18 abril 2023

O segmento de supermercados impulsionou as vendas no varejo durante a Páscoa, que cresceram 4,6% neste ano, em relação ao feriado em 2022. De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas nos supermercados tiveram alta de 21,7%, enquanto o varejo especializado, que inclui chocolaterias, docerias e confeitarias, cresceu 4,9%.

De acordo com Carlos Alves, vice-presidente de produtos e tecnologia da Cielo, o faturamento da Páscoa deste ano foi o maior em cinco anos. “As vendas cresceram 30,5% em relação a 2019, ano da pré-pandemia”, afirma.

Na comparação com 2022, a região Sul teve o maior crescimento entre as cinco regiões do país, com 13,8%. Em seguida, vem o Norte (+5,0%), Centro-Oeste (+4,4%), Sudeste (+4,3%) e Nordeste (+1,9%).

Entre os estados, o destaque foi o Rio Grande do Sul (+15,2%). Na sequência, aparecem Santa Catarina (+10,7%) e Rio de Janeiro (+9,6%).

O levantamento, estimado a partir das vendas dos mais de 1 milhão de varejistas credenciados pela operadora de máquinas de cartão, leva em consideração o volume de vendas, a cada ano, ao longo de toda a semana que compreende o feriado da Páscoa, de 3 a 9 de abril em 2023. A análise foi feita em comparação com os dias 11 a 17 do mesmo mês do ano passado.

Fonte: Paraíba Total