Pesquisa do Datafolha que diz que 67% dos brasileiros mudaram os hábitos de compra para economizar. Entre essas pessoas, 61% foram em busca de marcas mais baratas e 29% compraram produtos próximos ao vencimento.
O portal UOL mostrou que o consumo de produtos cuja data de vencimento está próxima aumentou substancialmente nos últimos meses em razão do aumento dos preços nas gôndolas dos supermercados.
Alguns mercados passaram a se especializar em produtos quase vencidos, mostra a reportagem. São os chamados “Vencidinhos”, o nome popular dado aos mercados que só vendem produtos que estão próximos do vencimento. Em troca, os preços são mais baixos do que os praticados nos mercados tradicionais.
Jenny Balbino Rodrigues é dona do mercado O Barato da Vargem, um “vencidinho” de Vargem Grande Paulista (SP). A empresária diz que o segmento cresceu com a pandemia e que recebe clientes tanto de classe baixa como de classe média.
Dayana Ferraz Primarano, sócia do Mercado Vanessa, “vencidinho” que tem três unidades em São Paulo e uma em Osasco, diz que mais clientes têm procurado o mercado. “Nos últimos meses, sentimos um aumento na procura pela necessidade de economizar, com alta nos preços dos produtos”, afirma Primarano.
Quem frequenta esses mercados não vai lá para fazer a compra do mês, de acordo com as empresárias. A pessoa entra no local pensando em comprar um produto específico, porque viu uma promoção, ou então tem o hábito de ir mais de uma vez na semana para ver o que está com preço bom naquele dia.
As duas empresárias dizem que as carnes são os produtos que mais vendem. Com o aumento do preço das carnes forçou muitos brasileiros a consumirem menos carne bovina. Uma pesquisa da Neogrid, empresa especializada em soluções digitais para as cadeias de suprimento, diz que os brasileiros passaram a trocar a carne bovina por outros produtos, como ovos, linguiça, carne suína e frango.
Como trabalham com itens próximos do vencimento, os produtos oferecidos no mercado variam de acordo com o que os fornecedores têm disponível para vender. Isso significa que não é sempre que os mercados conseguem ter carnes.
Os “vencidinhos” recompram mercadoria de distribuidoras, da indústria ou de grandes mercados que oferecem os produtos antes que vençam.
Os campeões de vendas citados por Rodrigues e Primarano são carne bovina (em especial a picanha), frango, linguiça, frios, pães e iogurtes.
Vinicius Alves, fundador da Gooxxy, empresa especializada em recolocação de produtos no mercado, diz que houve um aumento na procura e compra de produtos próximos do vencimento.
A empresa diz que os pequenos empresários que fazem negócio com a Gooxxy tiveram aumento de 20% nas vendas de produtos que custam menos ao consumidor, como biscoitos e iogurtes, e de 50% para itens mais caros, como chocolate e material de limpeza. Essa alta foi registrada em agosto deste ano em comparação com o mesmo mês do ano passado.
Fonte: Diário Centro do Mundo