Preço e promoção são determinantes nas escolhas dos clientes
Pesquisa IPcon, realizada pela Dunnhumby, empresa de ciência de dados do consumidor, desenvolveu uma pesquisa para entender o comportamento dos clientes nos supermercados, mostra que o supermercado ainda é o formato mais visitado pelos consumidores (84%), seguido pelos hipermercados (61%) e os minimercados ou mercearias (57%). Já os atacarejos e os canais online ficam empatados com 41%.
A pesquisa indicou, ainda, cinco pilares em que consumidores baseiam o seu consumo em um ranking. São eles:
Percepção de preço e promoção – num cenário de crise econômica e pressão inflacionária, os fatores do preço e as promoções aparecem como o mais dominante entre os consumidores. O estudo mostra que ainda há espaço para as empresas melhorarem a percepção do consumidor a respeito de preço. As marcas mais associadas a esse atributo foram Lojas Americanas, Assaí e Guanabara.
Variedade e qualidade – esse pilar aparece como o segundo mais valorizado pelos consumidores. Aqui, são levados em conta atributos como disponibilidade, o tamanho do sortimento e a capacidade de ser um one-stop-shop, ponto único onde o cliente pode adquirir tudo o que deseja. Entre as marcas, o destaque ficou com Zaffari, Carrefour e Pão de Açúcar.
Experiência de loja – neste item, a velocidade e facilidade do checkout, o atendimento e a ambientação da loja, são exemplos positivos considerados pelos clientes. Para os consumidores analisados, as marcas mais bem posicionadas com relação a experiência são Zaffari, Pão de Açúcar e Nordestão.
Sustentabilidade e impacto social – sesse pilar, são considerados o compromisso da empresa com o meio ambiente, a oferta de produtos sustentáveis e impacto nas comunidades em que atuam. Pão de Açúcar, Nordestão e Zona Sul foram os mais citados pelos consumidores nesse sentido.
Relacionamento com o cliente (CRM) – o desenvolvimento de comunicações úteis e personalizadas, programas de recompensa e ferramentas digitais são os destaques neste pilar. O Pão de Açúcar, mais uma vez, foi um dos destaques, acompanhado de Carrefour e Mambo.
Além desses cinco pilares, a conexão emocional tornou-se essencial para avaliar a preferência do consumidor por uma ou outra marca. A pesquisa avaliou a capacidade de supermercadistas em atender às necessidades de seus clientes.
Para eleger a marca mais “querida” pelos brasileiros, a pesquisa fez perguntas diferentes. “Eu ficaria triste se esta loja fechasse?”, “Eu recomendaria esta loja para meus amigos e familiares?” e “O quanto esta se aproxima da loja ideal” foram algumas das questões colocadas.
Em primeiro lugar foi “eleito” o Mercado Livre, seguido por Záffari e Amazon. Na sequência, estão Magalu, Pão de Açúcar e Mambo. Fecham o “top 10” as redes Carrefour, Nordestão, Lojas Americanas e Zona Sul.
Fonte: SA.Varejo