Em Destaque · 24 setembro 2021

Quer uma alimentação mais saudável? Invista em alimentos pouco conhecidos, mas rico em nutrientes – como a pupunha

Estudar o universo dos alimentos é uma estratégia fundamental para conquistar uma alimentação mais saudável, saborosa e nutritiva. Mas será que todos aqueles alimentos poderosos em dietas e pratos saudáveis serão encontrados no supermercado mais perto de casa?

Versatilidade dos alimentos

Quer exemplos práticos? A nutricionista falou sobre determinado tipo de fruta. Porque ela seria importante para levar mais vitaminas e nutrientes ao seu organismo. Porém você nunca ouviu falar naquela fruta específica.

O dicionário da versatilidade dos alimentos pode ter Abricó, Araçá, Bacaba, Banana-pacova, Cajarana, Camu-camu, Castanha-do-Brasil/ Castanha-do-Pará/ Castanha-da-Amazônia, Inajá, Murici, Pupunha, Sapota-do-Solimões, entre tantos outros.

Na lista das hortaliças, vamos de Abobrinha, Agrião, Beldroega, Capiçoba, Capuchinha, Chuchu, Jiló, Mostarda-de-folha, Ora-pro-nóbis, Taioba, Vagem e muito mais.

O que é pupunha?

Pegamos o exemplo da Pupunha para detalharmos esta versatilidade. O nome é bem difícil: Bactris gasipaes, uma espécie de palmeira da família Arecaceae cujo fruto é conhecido no Brasil como pupunha ou babunha. A espécie é nativa da região amazônica. É possível aproveitar frutos (uma fruta laranja) e o palmito como alimento; flores como tempero; e as amêndoas para extração de óleo.

O palmito pupunha é um vegetal branco bastante valorizado por sua versatilidade na culinária. É adicionado em saladas, mas também pode ser comido puro, cozido em água ou usado como um substituto vegano da carne.O palmito e os frutos da pupunha são alimentos vegetarianos únicos, com diversos minerais e antioxidantes importantes para o bom funcionamento do organismo.

Na lista de benefícios para a nossa saúde, podemos destacar: fornece diversos minerais, como potássio, ferro, cobre, fósforo e zinco; é composto por vegetais como os antioxidantes polifenóis – reduzindo riscos de diversas doenças; além de ter a fibra, um nutriente importante para a saúde do coração.

Pode acrescentar pupunha na compra de supermercado porque é certeza de alimentação saudável e deliciosa. Quer mais dicas? “Para alcançarmos satisfação nas preparações, utilizando insumos diferenciados, é necessário usar a harmonia, tornando o alimento mais nutritivo e saboroso”, sugeriu a nutricionista Cleuza Cunha, que trabalha na Rede Hakuo há sete anos.

Fonte: G1