Em Destaque · 04 outubro 2021

A Toluna, plataforma de pesquisas on-line, e a Local.e, empresa que nasceu com o objetivo de conectar novos negócios com o comércio varejista, divulgaram, recentemente, pesquisa sobre o comportamento dos consumidores diante de novos negócios. Entre os pontos diagnosticados, o levantamento revela que 75% dos entrevistados desejam consumir produtos de empresas locais e outros 84% deles estão abertos a experimentar novos produtos. 

Além disso, entre os fatores que contribuem para a preferência desses consumidores por marcas locais estão a qualidade dos produtos, conforme apontado por 76% dos entrevistados, o cuidado na produção (75%) e o preço (72%). Os números representam mil consumidores responsáveis pelas compras de suas residências, ouvidos entre 5 e 12 de julho deste ano, a partir de metodologia de pesquisa on-line. 

Ainda de acordo com os dados da pesquisa, vale ressaltar, no entanto, que 26% dos entrevistados apontaram que não é possível distinguir as marcas locais na hora da compra, sendo unânime para os consumidores (90%) que a identificação mais explícita dessas marcas, enquanto negócios locais, ajudaria no momento da decisão de compra. 

A relação entre marca e produto

De acordo com a presidente e diretora de inspiração da Tom Comunicação – empresa especializada em soluções de comunicação -, Adriana Machado, no que diz respeito à distinção das marcas, o principal desafio das empresas locais é não só desenvolver um produto com qualidade elevada, mas de entregar ao consumidor uma promessa de experiência daquilo que se pode esperar do produto. 

“O produto local disputa a preferência do consumidor com marcas estruturadas, endinheiradas e muitas vezes de empresas multinacionais que dominam o processo. Por isso, é fundamental incluir nos planos de empresas, de qualquer tamanho, uma frente de esforços de comunicação que busquem construir uma marca para os produtos. A marca não é só a logo e o nome, mas os significados e valores que você quer que o consumidor associe a você”, explica Adriana Machado. 

A diretora de inspiração também destaca que as pessoas esperam, cada vez mais, que junto aos produtos haja elementos de natureza simbólica e afetiva, que seja capaz de levar ao consumidor lembranças positivas e o orgulho — estratégia de comunicação que demanda constância e intencionalidade. 

“De onde vem? Quem está por trás? Quem faz um produto local precisa trabalhar essa dimensão da comunicação e coisas que conversem com o coração do consumidor. Não é anunciar de qualquer jeito, é ter uma estratégia, porque a marca é um conjunto de sensações que você evoca ao apresentar seu nome e sua logo”, afirma Machado.

Para o presidente da Associação Mineira de Propaganda (AMP) e diretor comercial do DIÁRIO DO COMÉRCIO, José Luiz Borel, quanto mais informação o consumidor tem sobre as marcas e os produtos de determinada empresa, a relação entre consumo e marca se torna mais especial, o que fará com que o consumidor se lembre daquele produto em suas compras. “Essa característica de estar próximo da marca é fundamental. E a marca local tem muito mais força nesse sentido. Os consumidores estão sempre atentos a novidades para suprir suas necessidades, e toda vez que ele faz a experiência (com um produto novo) essa relação tende a ser benéfica na relação indústria e consumidor”, afirma ele. 

Fonte: Diário do Comércio