Em Destaque · 11 outubro 2024

Nos últimos anos, os supermercados têm se tornado, cada vez mais, locais em que se concentram todos os produtos de necessidade do consumidor, já adotando seções de produtos para pets (como rações, xampus e brinquedos), adegas, e um setor que tem demonstrado crescimento constante: o de cosméticos.

No ano de 2023, vários produtos de linhas de cuidados pessoais tiveram aumento na procura dentro de supermercados, dentre eles lenços umedecidos (+21%), protetor solar (+19%), lâminas para barbear (+17%), tintura para cabelos (+13%), creme dental (+13%) e maquiagem (+10), de acordo com a pesquisa Customer Insights 2023 Kantar.

“Nos últimos tempos, o segmento supermercadista tem olhado para fora da caixa”, relata Pedro Mercadante, gestor da operação da Dermachem Laboratory nos estados de Goiás, Tocantins e no Distrito Federal. Laboratório brasileiro voltado para o desenvolvimento de produtos de skincare e beleza, a empresa tem crescido nos últimos anos e seus produtos têm alcançado prateleiras de supermercados de todo o Brasil e em vários países. “Por ser um dos mercados mais dinâmicos em relação a inovações e lançamentos de produtos, esse segmento está sempre em crescimento. Agora que a população procura, mais do que nunca, por uma vida mais saudável e por um envelhecimento de qualidade, produtos de beleza e cosméticos são ainda mais procurados”, explica.

Pioneira no mercado brasileiro de demaquilante em gel e cuidados com a pele, a Dermachem tem grande preocupação com a experiência de compra dos clientes, uma das razões pelas quais investir na venda de cosméticos nos supermercados. “Na correria do dia a dia, precisamos de praticidade, queremos encontrar nossos produtos de uso diário e contínuo em um só lugar, daí o crescimento desses produtos no canal de varejo alimentar. É uma grande oportunidade de crescimento para os supermercados numa categoria que proporciona margens mais saudáveis”, relata Pedro Mercadante. De acordo com ele, o mercado de cosméticos e itens de cuidado pessoal podem ser uma forma de levar novidade aos consumidores, complementando o mix de higiene e beleza dos supermercados, sem dividir a venda com os produtos que já são trabalhados.

“A consumidora é, na maioria das vezes, quem decide quais os produtos de perfumaria a família vai usar. Atendendo a essa cliente, podemos oferecer produtos como sabonetes demaquilantes, esfoliantes faciais, géis hidratantes, protetor solar e muitos outros, que normalmente são buscados fora dos supermercados. Esse é um meio para, além dos lucros, fidelizar os clientes”, afirma.

Cosméticos têm seu espaço na SuperAgos 2024

Estreante na SuperAgos 2024 – a maior feira supermercadista e varejista do Centro-Oeste, realizada pela Associação Goiana de Supermercados (Agos) em setembro – a Dermachem foi uma das marcas de itens de beleza e cuidados pessoais que fizeram parte da feira, pensando nas tendências de mercado e comportamento dos consumidores.

Pedro Mercadante revela que a estreia na feira foi surpreendente, principalmente no que se refere ao volume de visitas. “O mais interessante é que a grande maioria dos clientes falavam que foram ao nosso stand porque era um stand com produtos diferentes dos demais”, justifica, apontando que os negócios ultrapassaram uma centena de CNPJs. “Posso dizer que saímos com a sensação de bênçãos divinas”, agradece.

Fonte: Assessoria de Comunicação Agos/ Comunicare