Em Destaque · 31 maio 2022

Varejista deve direcionar o site ou aplicativo para essa ferramenta. Entenda os motivos

Estudo da FGV mostra que há 242 milhões de smartphones em uso no país, ou seja , 1,1 aparelho por habitante, ou 113% da população. Neste sentido, o Brasil está acima da média mundial de 91% da população, mas ainda abaixo dos 136% registrados nos Estados Unidos.

Para cada televisor foram vendidos 3,1 smartphones no mercado brasileiro, no ano passado. 

Os dados fazem parte da 33ª Pesquisa do Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas elaborada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGVcia).

Diante desses números, dois outros institutos concluíram que 81% dos consumidores brasileiros fizeram ao menos uma compra via app ou site pelo celular nos últimos 30 dias, ou seja, via mobile-commerce, pelo celular.

A Mobile Time e a Opinion Box realizaram uma pesquisa que, entre os tópicos, abordava o uso dos smartphones na compra online.

Outra boa notícia é que, dos respondentes, 93% disseram que já experimentaram comprar via smartphone alguma vez na vida. Além disso, 83% disseram comprar atualmente via smartphone mais do que seis meses atrás. Portanto, se você por acaso ainda tem dúvida em criar um aplicativo para o seu e-commerce, saiba que 23% dessas pessoas compram mais de uma vez por semana via apps. Outro ponto interessante da pesquisa é que atualmente os aplicativos de mensageria também se tornaram canais de compras muito promissores.

Compras por aplicativos conversacionais

Portanto, muitas marcas estão usufruindo do recurso de compra dos aplicativos para fornecer seus produtos (o já conhecido “comércio conversacional”). WhatsApp e Instagram, por exemplo, se tornaram ótimas ferramentas de vendas por parte das empresas. Apenas como comparativo, 64% dos brasileiros com smartphone já fizeram compras pelo WhatsApp. No mesmo levantamento, ficou registrado que 46% usam o Instagram para comprar, enquanto 31% compram pelo app conversacional do Messenger (Facebook).

Satisfação do consumidor do m-commerce

Outro ponto relevante é que 92% dos consumidores móveis brasileiros estão satisfeitos com a experiência de m-commerce. Ou seja, em uma escala de 1 a 5 para a satisfação com o serviço, as notas oscilam entre 4 e 5. Uma curiosidade: o que o brasileiro mais aprecia em um app de m-commerce são os descontos. Afinal, essa foi a preferência de de 60% dos consumidores móveis brasileiros!

A base pesquisada, neste caso, possui 1.897 brasileiros que já compraram via app ou site pelo smartphone.

Esse item, aliás, foi incluído pela primeira vez na lista de opções de resposta nesta pesquisa. Em seguida estão o cashback, com 52%, e entrega no mesmo dia, com 32% — a pergunta permitia mais de uma resposta. Outra novidade é que pela primeira vez o Pix ultrapassou o boleto bancário na preferência do brasileiro entre os meios de pagamento dentro de apps, indicado por 16% dos consumidores móveis. Apesar disso, o preferido continua sendo o cartão de crédito (67%). No caso do boleto, a escolha caiu para a quarta posição, com 7%, atrás das carteiras digitais (9%).

Fonte: Giuliano Gonçalves, E-commerce Brasil