Em Destaque · 01 julho 2021

Presidente da Agos, Gilberto Soares, participa de LIVE da D&D Comunicação e enumera experiências vividas pelo segmento supermercadista em 2021

Na última terça-feira, 29 de junho, o presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares da Silva, foi convidado para uma LIVE no Instagram com o jornalista Iuri Godinho, da D&D Comunicação. Num bate-papo, Gilberto fez um balanço do primeiro semestre de 2021 e trouxe as expectativas para o segmento supermercadista.

Os dois começaram conversando sobre as atuais medidas e restrições impostas pelos decretos municipais e estadual, que ainda impactam o setor. Gilberto expôs as experiências amargas vivenciadas pelos decretos, entre elas a definição de que gôndolas e mercadorias consideradas fora dos itens de primeira necessidade (não alimentício) fossem “enlonadas” e isoladas, o que refletiu de forma ruim para o segmento. Em seguida, o presidente enumerou as ações da Agos para tentar minimizar os impactos.

“O setor esteve unido tanto na capital quanto no interior, ganhou espaço nos comitês e câmaras municipais, sendo ouvido pelas autoridades e tendo contribuído para as tomadas de decisões”, afirmou Gilberto, apontando que o setor equilibrou geração de emprego, renda e oportunidade, tendo grande reponsabilidade na economia. “E muito mais que preocupado com a economia, o setor investiu e se adaptou às normas de segurança, permitindo que a população pudesse garantir sobrevivência sem risco”, ressaltou.

Mesmo diante do cenário, os supermercados se modernizaram e se inovaram. Tornou-se visível a importância do segmento na economia. “As vendas e-commerce e por meio de aplicativo de mensagem seguraram os números, permitindo que os reflexos da crise sanitária fossem de menor impacto, e consequentemente permitiu conscientização dos consumidores, que puderam fazer suas compras em casa”, explicou.

O resultado do trabalho da Associação e a união do setor, segundo Gilberto, permitiu a adesão de novos associados. “Estivemos unidos durante período de crise e acabamos nos tornando multiplicadores das ações da Agos, o que resultou em novos associados. O fruto disso foi a criação da Agos Regional Aparecida de Goiânia, que resulta na descentralização as ações e atinge um público ainda maior”, revelou.

Em meio à crise, a Agos também continuou oferecendo cursos e treinamentos aos associados e seus colaboradores, por meio da Escola Agos. E por fim, a empatia e a solidariedade fizeram o setor se engajar na questão de arrecadação de alimentos para doação às entidades filantrópicas, como a parceria com o Mesa Brasil, para o lançamento do Carrinho Solidário, campanha que iniciou em maio e envolveu mais de 100 lojas de associados, arrecadando oito toneladas de alimentos.

As expectativas para o segundo semestre, de acordo com Gilberto, são positivas. “Acreditamos na retomada da economia e, consequentemente, temos uma visão otimista para o setor. Prova disso é o recuo do dólar, que varia na margem de 18%. Isso deve resultar em efeito cascata, refletindo na queda dos preços dos produtos importados. Já é possível sentir o reflexo imediato das últimas variações do câmbio”, finaliza.

Para rever a LIVE acesse no Instagram: @agos_goias e @dedcomunica.

Fonte: Assessoria de imprensa Agos