O prato de origem italiana é um dos preferidos pelos brasileiros para celebrar a data
Ana Flávia Costa, 33, moradora do Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia, disse que no domingo, quando se celebra o Dia das Mães, a sua família vai celebrar com um almoço em família. “Vamos nos reunir com minha mãe e meus 9 irmãos para comer uma lasanha, que fazemos todos os anos. Este ano, pela primeira vez, desde 2019, vamos reunir todos os filhos e netos da minha mãe”, revelou.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Score Retail,em parceria com a Hibou- empresa de pesquisa e insights de mercado e consumo, não será apenas na casa de Ana Flávia que a lasanha será o destaque do almoço das mães.
A pesquisa, que entrevistou 1123 pessoas para entender o comportamento do consumidor para o Dia das Mães 2023 no Brasil, mostrou que 25% dos entrevistados irá comemorar a data com prato de origem italiano como destaque da refeição. A pesquisa apontou ainda que 54% dos brasileiros não abrem mão do tradicional almoço em família, 68% dos entrevistados terá uma celebração intimista e 33% dos entrevistados disse que irá para a casa da mãe ou sogra.
A pesquisa destaca que a lasanha será o segundo prato mais preparado na casa dos brasileiros neste Dia das Mães. O primeiro prato será o tradicional churrasco. Ana Flávia disse que o churrasco seria a primeira opção para a celebração na casa da sua mãe, mas, que, mesmo com a queda dos valores da carne, o prato italiano ainda sai mais em conta.
“A gente queria mesmo era fazer um churrascão, mas somos muitos e sairia muito caro. Fizemos as contas, na ponta da caneta, e decidimos fazer a lasanha porque saiu bem mais barato”, revelou.
Lasanha Pronta
Filha de italianos, Carina Popolare está muito empolgada com o resultado da pesquisa. Ela comanda uma empresa familiar de pequeno porte, que tem mais de 30 anos, e é especializada na produção artesanal de massas e molhos.
Para o domingo das mães, ela revela que já aumentou a produção em 20%. “Tenho ótimas expectativas para a data porque cozinhar é um ato de amor. As mães fazem isso por nós e esse dia é um momento de devolver esse carinho”, diz Carina.
Na empresa são comercializadas cerca de 20 opções de massas, como ravioli, papardelle, rondelli, capeletti, cannelloni, sfogliati e a famosa lasanha, que, de acordo com a empresária, é um dos preferidos da clientela e deve ser o carro chefe das vendas do Dia das Mães.
Para acompanhar, cinco opções de molhos como sugo, bolonhesa, quatro queijos e funghi molho branco. “Os produtos são vendidos congelados e tem preparo muito prático, levando ao fogão ou ao forno. São alimentos de muita qualidade e sabor que são muito fáceis de preparar já que é só levar ao forno ou fogão, as mamães vão adorar”.
Outra comodidade oferecida por Carina é a montagem do prato no recipiente do cliente. “Basta que ele leve o refratário que eu faço com todo cuidado e carinho para que ele apenas leve ao forno em casa. Vai ficar bonito saboroso”.
Supermercados animados
A Associação Goiana de Supermercados (Agos) também espera aumento significativo nas vendas e está bastante empolgada com a venda de massas, frios, carnes e bebidas. Gilberto Soares da Silva, vice-presidente da Agos, explica ainda que este será o primeiro Dias das Mães realmente sem pandemia e, que, por isso, as pessoas estão com vontade de comemorar e “recuperar o tempo perdido”. Ele detalha que, os supermercados já notam aumento de cerca de 20% na venda dos produtos para churrasco e para almoços especiais, como é o caso da lasanha.
Soares da Silva, destaca que tanto a indústria, quanto os supermercados prepararam ofertas e promoções para atrair ainda mais o consumidor que ainda está com receio de investir um pouco mais na data.
Fonte: Diário de Aparecida